PlayStation 5: O SSD precisa mesmo de um dissipador de calor? Para que serve?

PlayStation 5: O SSD precisa mesmo de um dissipador de calor? Para que serve?

22 Março, 2022 0 Por Joel Pinto

Os jogos estão cada vez maiores, e é natural que os 825GB da PlayStation 5 não sejam suficientes para todos os nossos jogos. Existe a possibilidade de ligar um disco externo, mas o desempenho destes está muito aquém do que é esperado, pelo que apenas os jogos de PlayStation 4 poderão ser executados através do mesmo.

É por esse motivo que a Sony dotou a PlayStation 5 com uma porta M.2, para que os utilizadores possam expandir o armazenamento da sua consola através de um SSD. No entanto, esse SSD tem de cumprir certos requisitos mínimos, quer de desempenho como de tamanho, então não deve chegar a uma qualquer loja, comprar um SSD barato e instalar.

A Sony recomenda que o SSD possa operar a 5,5GB/s, pois só assim consegue garantir que o mesmo tenha um desempenho adequado. Alem disso, a Sony recomenda que o SSD tenha um dissipador de calor. Para quem não sabe, um dissipador de calor essencialmente transfere o calor para longe de um dispositivo para que o seu desempenho não seja afectado pelo aumento das temperaturas. Eles geralmente são feitos de materiais com alta condutividade térmica para atingir esse objectivo. Existem dois tipos de dissipadores de calor: passivos e activos. Os dissipadores de calor passivos são menos eficazes, pois dependem da convecção natural. Portanto, não há ventiladores e não requer energia para funcionar.

Os dissipadores de calor activos usam ventiladores para soprar o ar quente, por isso são mais eficientes em termos de resfriamento. A desvantagem é que os dissipadores de calor activos consomem mais energia. E para a PlayStation 5 estamos a falar de um dissipador de calor passivo.

dissipador

Mas posso usar um SSD na PlayStation 5 sem dissipador de calor?

Quer uma resposta directa? Sim. Mas os SSD sem dissipador de calor tendem a ser menos eficientes… mas também mais baratos. A verdade é que o pessoal da Digital Foundry testou uma PlayStation 5 com um SSD sem dissipador de calor e, ao longo de algumas semanas, não teve qualquer problema com o SSD ou com a consola.

No entanto, se o SSD aquecer em demasia o seu desempenho será afectado, operando mais devagar do que o pretendido, logo a experiência de utilização não será totalmente como deveria ser.

Se for tudo uma questão de custos, pode comprar já o SSD, e posteriormente comprar um dissipador para colocar no mesmo. E enquanto não compra o mesmo, pode ir utilizando o SSD na sua consola. No entanto, a nossa melhor recomendação é que compre logo um SSD com dissipador, para evitar ter de abrir a consola diversas vezes.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.