Play Store: Google paga 700 milhões em acordo antitruste

Play Store: Google paga 700 milhões em acordo antitruste

20 Dezembro, 2023 0 Por Joel Pinto

A Google concordou em pagar cerca de 700 milhões de dólares e fazer alterações na Play Store, a loja de aplicações Android, sob os termos de um acordo antitruste. Como parte desse acordo, o gigante das pesquisas fará alterações na loja de modo a reduzir as barreiras à concorrência para os programadores, incluindo a capacidade das aplicações cobrarem diretamente aos utilizadores.

Play Store terá de sofrer alterações

Dezenas de estados dos EUA uniram forças num processo que iniciou em julho de 2021 e que acusa a Google de abusar do seu poder quando se trata de obter aplicações para dispositivos com o sistema operativo Android.

Neste procedimento, suportado por 37 procuradores-gerais, a Google é acusada de usar táticas anticompetitivas para desencorajar a distribuição de aplicações Android em outras lojas que não a Play Store, onde o seu sistema de pagamentos cobra comissões sobre as transações.

“A Google pagará $630 milhões a um fundo de liquidação que será distribuído em benefício dos consumidores, segundo um plano aprovado pelos tribunais e $70 milhões a um fundo que será utilizado pelos estados”, disse a Google. Os programadores de aplicações agora poderão cobrar diretamente aos utilizadores do Android.

“Os programadores de aplicações e jogos poderão implementar uma opção de faturação alternativa junto com o sistema de faturação da Google Play para os seus utilizadores nos EUA, que poderão então escolher qual opção usar ao fazer compras na aplicação”, acrescenta a Google.

Na semana passada, a Epic Games venceu uma grande batalha legal contra a Google, graças a um júri convencido de que a gigante tecnológica está a abusar do seu monopólio no mercado das aplicações móveis, em detrimento dos programadores. A Google, no entanto, anunciou que iria contestar esse veredicto e considera que a sua disputa com a Epic “está longe de terminar”.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.