Primeiro Patch Tuesday do Windows 11 arruína desempenho dos processadores AMD

Primeiro Patch Tuesday do Windows 11 arruína desempenho dos processadores AMD

13 Outubro, 2021 Não Por Joel Pinto

Há alguns dias revelamos aqui que o mais recente sistema operativo da Microsoft, o Windows 11, reduzia o desempenho dos processadores da AMD. A própria AMD admitiu essa situação, e informou que um patch será lançado ainda durante este mês de Outubro para corrigir a situação.

E ainda antes disso acontecer, a Microsoft lançou aquele que é o primeiro Patch Tuesday para o Windows 11, que leva o sistema para a versão 22000.258, e essa actualização ainda torna a latência da cache de Nivel 3 (L3) nos CPUs Ryzen ainda pior do que estava até agora.

Segundo os últimos testes, a latência L3 típica para um Ryzen 7 2700X baseado em Zen+ é de cerca de 10ns, o que aumentou em mais de 70% no lançamento público inicial do Windows 11, já que media em torno de 17,1 ns. No entanto, após a actualização do Patch Tuesday, que aconteceu na noite passada, o 2700X agora oferece uma latência de cache L3 de 39,1ns no benchmark AIDA64. Isso é quase quatro vezes pior do que o desempenho geral da CPU.

AMD

Processadores AMD com a vida difícil no Windows 11

Felizmente, há informações que afirmam que uma actualização do Windows, que supostamente corrigirá esse problema de latência do cache L3, está supostamente programada para ser lançada na próxima semana, e para ser mais exacto, a 19 de Outubro. A mesma informação também acrescenta que o problema do CPPC2 também será corrigido com outra actualização que será lançada alguns dias depois, a 21 de Outubro.

FONTE