Overwatch 2: controvérsia sobre autenticação de dois fatores discriminatória

Overwatch 2: controvérsia sobre autenticação de dois fatores discriminatória

7 Outubro, 2022 0 Por Joel Pinto

Na noite da passada terça-feira, a Blizzard finalmente deu o pontapé de saída para o Overwatch 2. O seu mais recente FPS competitivo foi melhorado, redesenhado e agora está acessível ao maior número de pessoas possível, pois é oferecido de forma totalmente gratuita.

Uma mudança para free-to-play que não é necessariamente do gosto de todos, começando pelos jogadores da primeira parte que estavam a pagar para jogar e que agora veem um grande número de jogadores, às vezes tóxicos, a chegar ao jogo. Alem disso, esse aumento muito significativo de jogadores, parece ter sobrecarregado os servidores do jogo, que faz criar filas que impõe horas de espera.

No entanto, há outra situação que está a gerar polémica: como o jogo é oferecido de forma totalmente gratuita, a Blizzard quer reforçar a segurança das contas dos utilizadores impondo dupla autenticação via SMS Protect. Para se ligar, os jogadores têm de validar um código recebido por SMS, caso contrário o acesso ao jogo é impossível.

Isso permite que a Blizzard penalizasse os cheaters de forma mais duradoura, que então teriam dificuldade em criar uma nova conta, já que o seu número de telefone apareceria como um elemento que permite que eles sejam identificados, e indispensável para a sua autenticação.

Infelizmente, o sistema também é problemático para os utilizadores que não possuem um smartphone. Porque apenas smartphones são suportados pelo método de autenticação da Blizzard, já que os feature phones são incompatíveis. Muitos utilizadores indicam que o seu telefone pré-pago não permite que eles recebam códigos de identificação da Blizzard.

autenticação

Só nos EUA, estima-se que ainda existam mais de 74 milhões de utilizadores com telefones pré-pagos e, portanto, uma grande parcela de gamers.

Diante da polémica, a Blizzard tomou a decisão de remover a obrigação da autenticação passar por um smartphone para se ligar à sua conta Battle.net se a conta for antiga.

Os jogadores que fizeram login na plataforma Battle.net até 9 de Junho de 2021 não precisarão de se identificar por SMS. Para os demais, o problema permanece intacto e a Blizzard não pretende flexibilizar as suas regras, sendo o objetivo principal capacitar os jogadores nos jogos e limitar os cheaters que poluem outros jogos como Warzone ou Fortnite.

Autenticação de dois fatores parece ser uma otima ideia para afastar os cheaters dos jogos free-to-play

Pessoalmente, acredito que esta solução encontrada pela Blizzard para o Overwatch 2 é a melhor solução até hoje encontrada para um free-to-play. Não é a melhor solução ideal, já que isso não existe, mas qualquer utilizador com um PC ou consola, capaz de executar esse jogo, também deverá ter a capacidade de comprar um smartphone. Trata-se de um jogo free-to-play, que anteriormente custava umas dezenas de euros, e o que se poupa com a sua compra, pode muito bem ser utilizado para comprar um smartphone…

No entanto, continuo a achar que todos os que jogam ao mesmo, ou pelo menos quase todos, possuem um smartphone… quem diz que não tem, é porque muito provavelmente já está a adivinhar que vai ser apanhado a usar cheats, e com medo de ficar banido definitivamente… ou ter de criar novo email e comprar um novo cartão para criar uma nova conta.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.