Como otimizar o armazenamento interno do seu smartphone?

Como otimizar o armazenamento interno do seu smartphone?

28 Novembro, 2023 0 Por Joel Pinto

Atualmente, muitos de nós optam por armazenar as fotografias e os vídeos que tiramos com o nosso smartphone ou os documentos que descarregamos na nuvem. No entanto, a cloud tem uma capacidade de armazenamento reduzida nas suas versões gratuitas, o que nos leva a considerar a contratação de uma extensão da capacidade de armazenamento paga.

Consciente desta desvantagem, SPC apresenta 6 sugestões para utilizar o armazenamento do telemóvel da melhor forma possível e poupar alguns euros, evitando assim ter de recorrer a serviços na cloud pagos.

Limpar a cache da aplicação

A cache gerada por aplicações é a quantidade de dados temporários que são armazenados no seu smartphone enquanto utiliza determinadas aplicações. Estes dados são utilizados para que as aplicações funcionem mais rapidamente e incluem frequentemente imagens, ficheiros de áudio e outros itens que ocupam muito espaço.
Se pretende libertar espaço de armazenamento rapidamente, limpar a cache é uma das primeiras coisas que deve fazer. Pode limpá-la individualmente para cada aplicação, mas também existem ferramentas gratuitas na Android Play Store que simplificam a limpeza da cache. Só esta ação pode libertar 1 GB de espaço.

Adicionar armazenamento “extra” através de um cartão microSD

Se quiser guardar algumas das suas fotografias e vídeos nostálgicos ou instalar aplicações pesadas, como jogos de vídeo, existe sempre a possibilidade de os guardar num cartão de memória microSD adicional. A maioria dos telemóveis oferece a possibilidade de inserir um cartão deste tipo para armazenamento extra.

Por exemplo, existem telemóveis com a possibilidade de inserir cartões microSD de grande capacidade. Desta forma, pode configurar a instalação de algumas aplicações que ocupam muito espaço ou de mais ficheiros que serão gerados no futuro (como imagens da sua câmara) e selecionar este cartão microSD como destino de armazenamento.

Reduzir a qualidade dos seus ficheiros multimédia

Exceto em ocasiões específicas em que seja necessário utilizar imagens de alta resolução, é aconselhável baixar a resolução dos ficheiros multimédia. Para isso, ao gravar vídeo, é aconselhável alterar a qualidade Full HD predefinida e mudar para HD, que grava em alta definição e é suficiente para a maioria dos vídeos caseiros que fazemos com os nossos telemóveis. Existem telemóveis no mercado que incorporam uma câmara principal que tira fotografias de alta resolução e que permitem alterar a qualidade da imagem de forma muito fácil e simples a partir da própria opção Definições.

Remova as aplicações que não utiliza regularmente

Sabia que pode utilizar a loja Google Play para limpar o “lixo” do seu telemóvel? Só tem de abrir a loja, clicar no seu perfil e gerir aplicações e dispositivos. Agora, clique novamente na secção Armazenamento, onde a Google Play Store lhe mostra as aplicações que descarregou e o espaço que estão a utilizar.

Pode então selecionar as aplicações que não utiliza com muita frequência e eliminar as que estão a ocupar demasiado espaço.

Desativar o armazenamento automático de ficheiros no WhatsApp

Se utiliza o WhatsApp com frequência, a primeira coisa que deve fazer é desativar a opção de transferência automática nas Definições para ficheiros partilhados em grupos e conversas, sejam eles imagens, som ou voz. Esta opção reduz drasticamente a quantidade de ficheiros que enchem a sua memória diariamente e evita o tempo gasto a selecioná-los e a limpá-los. Guarde manualmente o que lhe interessa, garantindo assim uma boa gestão do armazenamento do seu dispositivo móvel.

Samsung
[quads id=RndAds]

Utilizar o armazenamento gratuito na nuvem

Há formas de poupar alguns euros com os serviços gratuitos da Google, que oferece 15 Gb de armazenamento gratuito para o Gmail, Google Drive e Google Fotos. Ao gerir e rever fotografias, vídeos e outros documentos que tenha armazenado na nuvem na sua conta Google, pode libertar espaço na memória interna do seu smartphone.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.