Adeus Notch: Oppo e Xiaomi revelam smartphones com câmara sob o ecrã

Adeus Notch: Oppo e Xiaomi revelam smartphones com câmara sob o ecrã

4 Junho, 2019 0 Por Joel Pinto

A grande maioria dos novos smartphones chegam ao mercado com aquilo que chamamos um notch. Seja grande, pequeno, um pequeno furo, dois furos, ou simplesmente em foram de testa, a verdade é que as fabricantes tentam aproveitar ao máximo a frente dos seus equipamentos, e as câmara frontais têm sido um problema.

A LG recentemente revelou um LG G8 que chega com uma possível solução, tal como a Oneplus com o seu Oneplus 7 Pro.  E qual é o grande problema dos sistemas desses 2 equipamentos? Simples, utilizam mecanismos para fazer “acordar” a câmara frontal… e quanto tempo esses mecanismos vão “parar ao espaço”? Ninguém sabe, só o tempo o dirá… apesar de as fabricantes falarem em milhares de utilização… na prática nem tudo corre como no papel.

No entanto, a Xiaomi e a OPPO, tambem apresentaram hoje as suas próprias soluções… a câmara ficar por baixo do ecrã… tal como está o sensor de impressões digitais em alguns smartphones.

A OPPO, utilizou a rede social Twitter para mostrar o seu novo sistema em funcionamento. É de facto uma grande inovação, a empresa chinesa revelou em ação num curto vídeo, onde podemos ver o sistema em funcionamento.

E os mesmos passos foram seguidos pela Xiaomi, que tambem revelou o seus sistema, que é em tudo muito semelhante ao da OPPO, tambem na rede social Twitter:

Neste video da Xiaomi, o presidente da marca Lin Bin, publicou uma apresentação em vídeo, comparando o Xiaomi Mi 9 com um novo modelo de telefone completamente sem margens e sem entalhes, que também parece beneficiar de uma câmara frontal alojada abaixo do ecrã.

Ainda não sabemos quando é que os primeiros smartphones chegarão a mercado com esta tecnologia. Provavelmente ainda deverá ter alguma limitação, mas esses detalhes mais técnicos ainda não foram revelados.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.