Operação Evil Web: Autoridades Italianas voltam a atacar serviços pirata de IPTV

Operação Evil Web: Autoridades Italianas voltam a atacar serviços pirata de IPTV

24 Setembro, 2020 0 Por Joel Pinto

Já não é a primeira vez que as autoridades Italianos fazem uma grande operação para tentar acabar com os serviços piratas de IPTV. Desta vez realizaram aquilo que eles baptizaram de Operação Evil Web, que levou a Guardia di Finanza a encerrar 58 sites e 18 canais do Telegram. Alem disso, quatro especialistas em TI com apelidos familiares foram processador juntamente com 1000 assinantes de serviços piratas de IPTV.

Essa nova operação policial que foi realizada ontem, além de visar distribuidores de filmes, programas de TV e desporto em directo, através de serviços de assinatura, as autoridades também têm procurado fornecedores piratas de jornais e revistas.

Guardia di Finanza afirma que Operação Evil Web foi um sucesso

Com um tráfego anual combinado de cerca de 80 milhões de visitas, as autoridades afirmam que, ao bloquear essas plataformas, interromperam cerca de 90% da pirataria audiovisual, e editorial, praticada em Itália. Dada a disponibilidade de conteúdo pirateado na região, independentemente do bloqueio, esse número parece optimista, mas a operação foi claramente significativa.

Segundo foi revelado, a investigação começou tendo como alvo um especialista em TI que operava com o apelido online de ‘Diabolik’. As autoridades ainda não identificaram positivamente este programador, mas dada a existência de um addon Kodi chamado Diabolik441, que é dedicado ao conteúdo italiano, com links para a marca Evil King, parece que este era um dos alvos. Uma aplicação Android com o mesmo nome também foi apreendida, e pode ser vista no vídeo que deixo abaixo, e que foi disponibilizado pela Guardia di Finanza.

Depois de conseguir identificar o Diabolik, a investigação estendeu-se a várias regiões de Itália e em outros países, onde se inclui a Alemanha, Holanda e Estados Unidos. Três outros especialistas em TI também fizeram parte desta investigação, identificados como ‘Doc’, ‘Spongebob’ e ‘Webflix’.

Segundo as autoridades, as penas podem de todos estes acusados podem chegar a três anos de prisão, e uma multa de 25.000 euros. Penalidades semelhantes foram mencionadas em Fevereiro, quando a Guardia di Finanza disse ter denunciado às autoridades judiciais 223 assinantes de serviços piratas de IPTV.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.