Novos iPhone já não contam com slot para o cartão SIM

Novos iPhone já não contam com slot para o cartão SIM

8 Setembro, 2022 0 Por Joel Pinto

Surpresa para uns, e não tanto para outros, uma vez que já tinha aqui dado conta dessa possibilidade. A verdade é que com o anuncio de ontem, que serviu de apresentação do iPhone 14, a Apple anunciou o que já era esperado, a morte do cartão SIM.

Isso mesmo, com o iPhone 14 a Apple encontrou o caminho para abolir de vez com uma tecnologia com alguns anos, e que já tem sucessor, e que teimosamente custa a ser implementado massivamente. Ou seja, a empresa lançou os seus novos equipamentos sem uma bandeja para o cartão SIM em favor de um eSIM.

E não, desta vez a Apple não fez isso por causa de “preocupações ambientais”, já que a sua remoção foi muito bem justificada, já que os utilizadores simplesmente não precisarão do mesmo daqui para frente, e por isso fez uma transição completa para o eSIM. Pela primeira vez, os utilizadores não poderão colocar um cartão SIM físico nos seus iPhone, e terão que adicionar operadoras digitalmente. A Apple é na verdade a primeira fabricante a pressionar agressivamente a adopção do eSIM numa escala tão grande.

Como a linha do iPhone 14 deve tornar-se popular mais cedo ou mais tarde, o eSIM vai beneficiar da enorme influência que os smartphones da Apple invariavelmente carregam. Portanto, podemos ver cada vez mais dispositivos a migrar inteiramente para o eSIM num futuro muito próximo.

Cartão SIM

Cartão SIM já não é suportado pelo iPhone 14

A tecnologia do eSIM tem várias vantagens inerentes em relação ao cartão SIM comum. Pela primeira vez, roubar um iPhone deve tornar-se ainda mais difícil, porque um ladrão terá muita dificuldade em remover um eSIM do seu dispositivo.

No entanto, viajar poderá ser mais complicado com o SIM, porque os utilizadores não poderão simplesmente chegar ao país de origem e comprar um cartão para usar no local onde estão, já que terão que activar um eSIM correspondente no país em questão. Por fim, o eSIM permite que os utilizadores tenham vários números de telefone, e planos de dados, de uma só vez.

Mas esperar para ver o que vai acontecer.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.