Apple anuncia os novos iPhone 14 Pro e 14 Pro Max: Mais potentes e sem notch

Apple anuncia os novos iPhone 14 Pro e 14 Pro Max: Mais potentes e sem notch

7 Setembro, 2022 0 Por Joel Pinto

Há pouco falei aqui dos novos iPhone 14 e 14 Plus, e agora chegou o momento de falar naqueles que parecem na realidade ser os únicos novos smartphones da Apple, os iPhone 14 Pro e 14 Pro Max. Isto porque as outros duas versões aparentam ser versões melhorada do iPhone 13, e que não deverão cativar muitos utilizadores.

Pela primeira vez na história da Apple, Tim Cook e as suas equipas decidiram reservar os principais novos recursos para esses dois dispositivos mais premium. O CEO da empresa também fala numa “gama Pro mais inovadora”.

À primeira vista, revelamos que a Apple decidiu jogar o cartão de continuidade. No entanto, um elemento muito rapidamente chamou a nossa atenção e diz respeito ao famoso notch que apareceu com o iPhone X. Criticado desde o seu lançamento (ou quase), desapareceu rapidamente entre os concorrentes de uma Apple que terá precisado de mais tempo. De facto, a empresa conta com a tecnologia FaceID coberta com diferentes sensores que tiveram que ser integrados com sucesso. Isso agora é feito no iPhone 14 Pro e 14 Pro Max, que oferece uma “Ilha Dinâmica” mais moderna integrada ao sistema.

De fato, a Apple não quer seguir a concorrência e realmente não opta por um pequeno furo. A “Ilha Dinâmica” integra-se com o sistema e as notificações, ou alertas, vão se adaptando em torno desta ilha.

A aparência geral da gama não muda em grandes larguras, com ecrãs ainda de 6,1 polegadas para o Pro e 6,7 polegadas para a variante “Max”. Tamanhos semelhantes às dos modelos clássicos, mas as semelhanças param por aí. O novo iPhone 14 Pro (Max) recebe um ecrã ProMotion totalmente novo com taxa de refrescamento adaptável (1Hz a 120Hz). Eles oferecem impressionantes 2.000 nits de brilho.

iPhone 14 Pro e 14 Pro são os novos topos de gama da Apple

Acima de tudo, a Apple aproveita para integrar a tecnologia Always On para exibir informações práticas, como a hora ou as notificações. Na parte de trás, os mais observadores notarão uma mudança de tamanho no nível do bloco de fotos. Esta alteração está ligada às modificações feitas pela fabricante na secção de fotografia.

iPhone 14 Pro

No interior do iPhone 14 Pro e 14 Pro Max, existe logicamente um chip A16 Bionic. Este último sucede ao A15 Bionic, do iPhone 13 (e do iPhone 14) e a marca reserva aqui uma surpresa ao oferecer este novo SoC apenas nos modelos “Pro”. Os grandes irmãos premium, portanto, ampliam a lacuna na família iPhone, sendo os únicos a ter esse chip gravado em 4nm . A empresa evoca um desempenho 40% superior ao da concorrência, mantendo-se numa arquitectura de seis núcleos.

Ao mesmo tempo, o chip reivindica melhor eficiência energética. Os núcleos de desempenho usam 20% menos energia, enquanto núcleos de alta eficiência energética serão mais económicos que os seus principais rivais. O chip A16 também é usado para o componente fotográfico desta nova geração “Pro”.

Alem disso, estes novos iPhone 14 Pro (Max) possuem a função de ligação via satélite.

Na parte fotográfica, enquanto o iPhone 14 e 14 Plus oferecem pequenas actualizações, o iPhone 14 Pro e 14 Pro Max prometem uma “nova era” na fotografia. Eles oferecem um bloco de fotos particularmente grande, com a presença de um novo sensor grande angular de 48MP . Este último substitui o módulo de 12MP, que é um grande passo à frente para a empresa. É 65% mais imponente que o anterior, permitindo que a marca se coloque ao nível da concorrência ao nível do material.

Inevitavelmente, a escolha de um sensor grande permite oferecer o dobro do brilho do módulo principal do 13 Pro Max. Juntamente com o novo módulo de 48MP, o iPhone 14 Pro (Max) possui uma ultra grande angular de 12MP que traz muitas melhorias; mas não é realmente uma revolução. Uma lente telefoto (x3) de 12MP completa esta parte da foto.

Quanto ao preço? Aqui ficam eles:

  • iPhone 14 Pro
    • 128GB: 1329 euros
    • 256GB: 1459 euros
    • 512GB: 1719 euros
    • 1TB: 1979 euros
  • iPhone 14 Pro Max
    • 128GB: 1479 euros
    • 256GB: 1609 euros
    • 512GB: 1869 euros
    • 1TB: 2129 euros
Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.