Nintendo alerta utilizadores da Switch por causa do frio e da humidade

Nintendo alerta utilizadores da Switch por causa do frio e da humidade

27 Janeiro, 2023 0 Por Joel Pinto

A verdade é que estamos atualmente a atravessar uma vaga de frio, e de humidade, como há muito não se vivia em Portugal. No entanto, as pessoas precisam de continuar a viver as suas vidas, e por isso é normal que as pessoas se desloquem com muita facilidade de ambientes com mudanças bruscas de temperatura. Se não sabia, passa já a saber, que isso pode ser problemático para muitos equipamentos eletrónicos, e com a Nintendo Switch isso não é diferente.

De fato, nos últimos dias a empresa japonesa publicou um aviso a informar os proprietários da Nintendo Switch a prestar especial atenção a um fenómeno típico deste período do ano, ou seja, a formação de condensação dentro dos dispositivos, que pode ser uma causa potencial de mau funcionamento da consola.

O alerta da Nintendo, também partilhado no canal oficial (japonês) da empresa no Twitter, lembra os utilizadores que a condensação tende a formar-se justamente ao utilizar a consola em ambientes onde a temperatura varia muito rapidamente ( já que a humidade tende a condensar-se em pequenas gotículas no ar) e que quando isso acontecer, é uma boa ideia tomar uma precaução simples, mas eficaz: desligar a consola e deixe a condensação, que também pode surgir abaixo do painel touch, dispersar-se.

Obviamente, é bom ter em mente que desligar a consola não significa simplesmente deixar de a utilizar, mas efetuar um toque longo, de pelo menos 3 segundos, no botão power e selecionar o item dedicado para desligar a mesma. Caso esta operação não seja possível, basta manter pressionada o botão durante 12 segundos para provocar um encerramento forçado da consola.

Feito isso, é necessário deixar a Switch num ambiente com temperatura suficientemente alta para causar a evaporação da condensação, sem no entanto recorrer a soluções extremas como posicioná-la próximo a uma fonte direta de calor ou mesmo utilizar um secador de cabelo.

O conselho dado pela Nintendo é geralmente válido para qualquer tipo de equipamento eletrónico – como tablets e PCs, mas não só -, ainda que seja preciso ressaltar que o mundo dos smartphones é cada vez menos afetado por esse problema justamente pela maior difusão de vedações capazes de garantir certa resistência contra água e poeira, o que reduz significativamente a entrada de humidade nas partes mais críticas dos aparelhos.

Atenção à condensação na Nintendo Switch

Como deve imaginar, a Nintendo Switch não está equipada com estes dispositivos, também devido à presença de numerosos orifícios de ventilação necessários para o funcionamento do sistema de dissipação ativa, pelo que é muito fácil que a humidade penetre no interior da consola.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.