Fabricantes de TVs podem colocar os 8K de lado e focar-se nos 240Hz

Fabricantes de TVs podem colocar os 8K de lado e focar-se nos 240Hz

27 Janeiro, 2023 0 Por Sandro Sotto

As TVs 8K estão disponíveis há vários anos, mas ainda não se popularizaram. 2023 é agora o ano em que algumas fabricantes parecem estar a desistir um pouco dessa ideia. Tanto a LG como a TCL confirmaram que não lançarão novos LCDs 8K na América do Norte ou na Europa. A LG apenas vende os seus OLEDs de 8K da série Z na Europa. No entanto, pode estar a surgir um novo recurso que pode impulsionar o mercado de TV: os 240Hz.

Uma razão pela qual as televisões 8K nunca realmente pegaram de estaca é que simplesmente quase não há conteúdo nessa resolução para assistir. Na verdade, os ecrãs são úteis apenas para quem grava, e edita, vídeos. Também as taxa de refrescamento anunciadas para televisores 8K atualmente não valem a pena. Os utilizadores ficam melhores com um bom modelo 4K com uma HDM 2.1 e 240Hz como taxa de refrescamento de que com uma ecrã 8K com 60Hz.

A TCL já introduziu algumas TVs este ano que podem fazer overclock dos seus nativos 120Hz a 240Hz no modo VRR para jogos. No entanto, a resolução vertical é reduzida pela metade. Mas como parte da CES 2023, a TCL, através do seu braço de fabrico, a CSoT, também já exibiu uma TV LCD de 240Hz de 98 polegadas. Já a Samsung Display apresentou uma TV OLED QD com 240 Hz nativos a portas fechadas. Em ambos os casos, é uma questão de tempo até chegarem às mãos dos utilizadores. No entanto, por agora, estes são protótipos ou dispositivos conceituais.

A Samsung já oferece TVs micro LED com 240Hz, mas elas ainda são tão caras que até mesmo os jogadores que estão dispostos a gastar dinheiro parecem dispensa-las.

Mas qual é a vantagem dos 240Hz?

Isso não deve ser muito para o prazer normal de vídeo, mas os jogadores de PC podem sentar-se e prestar atenção. Os ecrãs com 240Hz, ou mais, já são muito difundidos. Aqui, os jogadores também podem beneficiar de maior nitidez de movimento e atraso de entrada reduzido em TVs maiores.

E quem sabe: as consolas da próxima geração também possam oferecer 240Hz, assim como existem muitos jogos com modos de 120Hz na PlayStation 5 e Xbox Series X|S. Contanto que a taxa de refrescamento para os aparelhos de televisão correspondentes não seja muito alta, eu poderia pelo menos imaginar que alguns jogadores definitivamente levariam o suporte de 240Hz com eles como um valor agregado.

Sandro Sotto

Licenciado em Educação Física e apaixonado por novas tecnologias e gadgets. O meu hobbie alem da família e os amigos são os desportos motorizados e mais recentemente comecei a dedicar-me ao mergulho.