Não é só na questão do carregador que a Samsung está a copiar a Apple

Não é só na questão do carregador que a Samsung está a copiar a Apple

18 Janeiro, 2021 0 Por Joel Pinto

No passado dia 14 de Janeiro, a Samsung anunciou ao mundo os seus mais recentes smartphones high-end, os da série Galaxy S21. E tal como era esperado, a Sul Coreana não disponibilizará qualquer carregador de bateria na caixa dos novos equipamentos. Ou seja, os utilizadores que quiserem e/ou precisarem, terão de adquirir separadamente um carregador, para recarregar a bateria do seu novo equipamento.

Esse foi o mesmo movimento adotado pela Apple quando lançou os seus novos iPhone 12, e que certamente será seguido por muitas outras fabricantes (a Xiaomi já fez o mesmo). No entanto, esse não parece ser o único ponto onde a Samsung parece seguir as pisadas da Apple.

Como todos sabemos, a Apple tem uma politica de reparações muito rígida, e não permite que os seus equipamentos sejam reparados por terceiros. Acontece que essas reparações (e não são todas) podem realmente ser feitas em locais não autorizados, mas algumas funcionalidades do equipamento, podem deixar de funcionar.

Agora, parece que a Samsung adotou a mesmo politica. Riki Kim, um canal do Youtube, partilhou um vídeo onde mostra que depois de reparar o ecrã de um Galaxy A51, o seu sensor de impressão digital no ecrã simplesmente deixou de funcionar:

Rapidamente surgiram vozes a dar conta de que provavelmente o ecrã não era adequado, ou que simplesmente algo mais do que o ecrã se estragou, e que essa não era uma “imposição” da Samsung. Para provar que essas vozes estavam errada, veio a publico o YouTuber Hugh Jeffreys, que fez exatamente o mesmo teste para descobrir de onde vinha o problema.

Samsung segue as pisadas da Apple na reparação dos seus smartphones

Acontece, que depois de substituir o ecrã do smartphone, e de instalar o patch de segurança mais recente, o sensor de impressão digital simplesmente deixou de funcionar, como já havia acontecido com o pessoal do Riki Kim. Para tirar a limpo a situação, ele reverteu o seu equipamento para a versão anterior do patch de segurança, e como por magia, o sensor de impressão digital, ficou a funcionar.

Agora, se voltar ao vídeo original, e for ler os seus comentários, vai reparar que há muitos utilizadores a relatar o mesmo problema com os seus telefones, como com os Galaxy A50 e Galaxy A70.

Resumido, parece que para o sensor de impressão digital volte a funcionar, é necessário que haja uma calibração que apenas os canais de reparação autorizados, ou a Samsung, o podem fazer… algo que é muito a cara da Apple.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.