Microsoft prepara-se para remover alguns recursos do Excel

Microsoft prepara-se para remover alguns recursos do Excel

31 Maio, 2022 0 Por Joel Pinto

Falta de uso leva a Microsoft a emagrecer o Excel

O Excel é um das aplicações da suite do Microsoft Office mais utilizadas, e a folha de calculo é altamente utilizada um pouco por todo o mundo, tanto no domínio comercial como no pessoal. Embora a Microsoft adicione regularmente melhorias ao mesmo, não é caso raro que remova algumas.

É que a agora a Microsoft anunciou que vai remover o suporte para três recursos do Excel já partir do próximo mês de Junho de 2023. Esses recursos estão disponíveis para clientes do Microsoft 365, portanto, apenas os assinantes do serviço vão ser afectados.

O primeiro produto Excel descontinuado na linha é o Money. Esse é essencialmente um modelo dinâmico que permite que os utilizadores se liguem com segurança à base de dados e sincronizem as informações directamente. Ele deixará de actualizar as suas transacções após 30 de Junho de 2023. Os utilizadores também não poderão reconectar a sua conta financeira existente nem ligar-se a uma nova conta. No entanto, poderá reter os seus dados actuais e a Microsoft não poderá aceder aos mesmos. A gigante de tecnologia de Redmond recomendou que as pessoas usem outros modelos de orçamento premium disponíveis no Excel ou migrem para o Tiller. Este último oferece mais funcionalidades do que o Money in Excel, mas também tem uma taxa adicional de US$ 79/ano.

Outro recurso a perder suporte é o Wolfram. A Microsoft anunciou uma parceria com a Wolfram há alguns anos, mas agora decidiu que não quer renová-la. O fabricante do Excel agora vai concentrar os seus esforços nas suas próprias soluções. Actualizações para tipos de dados existentes e ligações para novos deixarão de funcionar a partir de 11 de Junho de 2023. Dito isso, os seus dados existentes não serão removidos, apenas não serão mais ligados ao serviço Wolfram.

Por fim, a Microsoft também vai remover ofertas de parceiros porque a empresa quer explorar outras áreas onde possa agregar mais valor para os seus clientes. Embora a empresa não tenha entrado em mais detalhes, notificou que, se se inscrever em qualquer oferta, necessariamente precisará resgatá-la até 30 de Junho de 2023, antes que ela desapareça para sempre.

Excel

Embora a Microsoft tenha revelado alguns motivos para descontinuar todos esses três produtos, num e-mail enviado aos assinantes do Microsoft 365 também dão conta de que “Microsoft tem o compromisso de melhorar a sua assinatura do Microsoft 365. Como resultado, ocasionalmente removemos recursos e benefícios subutilizados.” Embora a empresa tenha fornecido algumas alternativas para os seus produtos descontinuados, será interessante ver se isso afecta a rotatividade de clientes de forma significativa.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.