Deixar o Bluetooth ligado no smartphone pode ser perigoso: Entenda

Deixar o Bluetooth ligado no smartphone pode ser perigoso: Entenda

31 Maio, 2022 0 Por Joel Pinto

Bluetooth ainda conta com diversas falhas de segurança

Nos smartphones, o Bluetooth faz parte do nosso dia a dia há vários anos. Seja para ligar os fones de ouvido, um relógio conectado ou até mesmo um carro, ele possibilita o emparelhamento de um grande número de objectos conectados, tanto no Android como no iPhone. A ponto de permanecer activo mesmo quando não está a ser utilizado em uso. Ainda assim, segundo o site Bluetooth SIG, a tecnologia está longe de ser a mais segura.

Usada para transferir dados de dispositivos próximos uns dos outros, a tecnologia Bluetooth funciona com ondas de rádio de frequência ultra-alta. Existem muitos protocolos semelhantes, mas este é amplamente democratizado entre os utilizadores. No iPhone em particular, a empresa Armis anunciou em Setembro de 2017 a descoberta de várias vulnerabilidades do Bluetooth, o que tornaria os dispositivos compatíveis particularmente expostos a ataques cibernéticos.

Anos depois, a Federal Communications Commission (FCC) continua a apontar que o Bluetooth, tal como o padrão Wi-Fi, pode ser utilizado por cibercriminosos para roubar a identidade de um utilizador, ou roubar informações confidenciais.

Para a FCC, a tecnologia Bluetooth ainda é amplamente vulnerável a conta com algumas falhas ainda não corrigidas. A solução mais segura, portanto, continua a ser o de adquirir o hábito de quando não o estiver a utilizar, de o desactivar (algo que eu mesmo não faço). Uma precaução nem sempre fácil de seguir, especialmente num espaço público, que é o local mais exposto a ataques, mas também o que mais provavelmente usaremos fones de ouvido ou um dispositivo conectado.

Bluetooth

Para evitar riscos desnecessários, tome também o cuidado de actualizar o seu smartphone para aproveitar as versões mais recentes do software e os seus patches correctivos. Uma forma de evitar a vida facilitada dos piratas, mesmo que muitas vezes eles compitam na imaginação para alcançar os seus objectivos.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.