Microsoft instala o HP Smart em PCs dos utilizadores do Windows 10 e 11 sem autorização

Microsoft instala o HP Smart em PCs dos utilizadores do Windows 10 e 11 sem autorização

30 Novembro, 2023 0 Por Joel Pinto

Longe vão os tempos em que uma instalação limpa do Windows significava que íamos ficar com um sistema operativo limpo, e livre, de bloatware. Tempos que provavelmente nunca mais voltarão... para desgosto de milhões de utilizadores em todo o mundo. Hoje em dia, mesmo as instalações limpas do Windows 11 vêm com várias aplicações, algumas dos quais parecem um pouco deslocados num sistema operativo que deveria estar focado para a produtividade.

HP Smart aparece instalado em dispositivos Windows 10 e 11

Embora existam vários métodos para garantir que a sua nova instalação do Windows esteja livre de bloatware, é super natural que ainda encontre algumas aplicações indesejadas no seu sistema. E se tivermos em consideração ao que está a ser avançado pelo Windows Lastest, isso está a acontecer com alguns utilizadores do Windows.

O blog afirma que os seus PCs, bem como as máquinas virtuais, instalaram repentinamente o HP Smart, a aplicação que serve para gerir as impressoras da HP, e outros periféricos. A parte complicada é que nenhum desses dispositivos está ligado, ou foi ligado, a qualquer acessório ou conta HP.

Um porta-voz da Microsoft disse que a empresa está ciente das reclamações e está investigar essa situação. Enquanto isso, se descobrir repentinamente que a aplicação HP Smart apareceu no seu PC com Windows 10 ou 11, sinta-se à vontade para limpá-lo sem remorso.

Contudo, é importante revelar que a aplicação parece ter vindo de uma fonte legítima, portanto a sua presença não significa que o seu computador esteja infetado com malware ou adware. No entanto, este último é um tema bastante para debate.

Curiosamente, esta não é a primeira vez que vemos um produto da Microsoft a fazer coisas estranhas. Há alguns meses, os utilizadores do Microsoft Edge descobriram que o navegador instalou a extensão do Google Docs sem avisar, ou pedir permissão. Intencionais ou não, tais práticas sempre provocam indignação entre os consumidores e certamente dificultarão a Microsoft por causa da aplicação HP Smart indesejada.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este é o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.

Informático de profissão, e apaixonado por novas tecnologias, desportos motorizados e BTT.