Meta vai permitir que desative o rastreamento de anúncios direcionados no Facebook e Instagram

Meta vai permitir que desative o rastreamento de anúncios direcionados no Facebook e Instagram

31 Março, 2023 0 Por Joel Pinto

A Meta está a trabalhar em algumas mudanças significativas para as suas redes sociais Facebook e Instagram, permitindo aos utilizadores a capacidade de limitar o rastreamento de anúncios direcionados.

Segundo está a ser revelado, o Facebook e o Instagram vão oferecer um formulário que os utilizadores podem preencher para não serem mais seguidos, como acontece nos dias de hoje. Será possível escolher uma versão dos serviços que direcionará a cada utilizador anúncios baseados em categorias amplas, como faixa etária e localização geral, sem utilizar, como ocorre atualmente, dados como vídeos assistidos ou conteúdos que clique nas aplicações da Meta.

De fato, o Facebook e o Instagram analisam tudo o que você faz nas suas aplicações. O objetivo é criar um perfil de publicidade para cada pessoa e, em seguida, exibir anúncios que possam atraí-los. Isso representa muitos dados recolhidos.

Mas será preciso aguentar para limitar o seguimento. Na verdade, não será um simples botão para ativar ou desativar. O procedimento de opt-out é deliberadamente concebido para ser “difícil”, a fim de dissuadir os utilizadores de tirar proveito dele. Os utilizadores terão de indicar os motivos da sua oposição num formulário de pedido online, que a empresa irá avaliar antes de tomar uma decisão.

Em breve terá mais controlo sobre as questões de privacidade no Facebook e no Instagram

Alem disso, segundo parece, essa situação só estar disponível para os utilizadores na Europa, mas porque? Porque a Meta já foi multada em diversas ocasiões pelos reguladores europeus em relação aos dados dos utilizadores. Essas multas já representaram mais de 400 milhões de euros, portanto, a empresa quer evitar multas adicionais sobre esse assunto, daí o famoso formulário.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.