Mercado de smartphones em forte queda na China

Mercado de smartphones em forte queda na China

6 Agosto, 2022 0 Por Joel Pinto

Há alguns dias revelei aqui que o mercado de smartphones está em queda na Europa. E se pensava que essa situação apenas acontecia por cá, engane-se, já que na China a situação está muito pior.

A situação é mesmo grave naquele mercado, é que se acreditarmos nos dados da Academia Chinesa de Tecnologia da Informação e Comunicação, as vendas de smartphones caíram no mercado local, durante o primeiro semestre de 2022, e isso em proporções nunca antes vistas. Assim, 134 milhões de smartphones foram vendidos no mercado chinês no H1, o que corresponde a uma queda nas vendas de 21,7%!.

É preciso voltar a 2012 para encontrar um volume tão baixo de smartphones distribuídos, e a tendência deve continuar pelo resto do ano, e estima-se que serão vendidos menos de 300 milhões de smartphones em 2022.

As causas dessa queda brutal nas vendas são obviamente múltiplas, lideradas pela grave crise inflacionária actual, seguida dos confinamentos extremamente severos que afectaram várias províncias chinesas desde o início do ano, a ausência de grandes inovações em novos modelos (o mercado é tecnologicamente ultra-maduro ) ou mesmo a taxa de renovação do smartphone, que recentemente chegou a 36 meses na China.

smartphone

Vendas de smartphones na China caíram mais de 21%

Neste contexto difícil, apenas dois fabricantes teriam visto a luz no mercado chinês, nomeadamente a Apple e a Honor. Note-se que estes dois fabricantes têm ofertas promocionais ultrapassadas desde o início do ano.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.