MediaTek anuncia o Dimensity 9000: o mais poderoso processador para Android

MediaTek anuncia o Dimensity 9000: o mais poderoso processador para Android

19 Novembro, 2021 0 Por Joel Pinto

A Mediatek anunciou aquele que é o seu mais recente SOC topo de gama, o Dimensity 9000, aquele que é até ao momento o chip mais poderoso alguma vez fabricado pela empresa, e provavelmente o mais poderoso que já foi anunciado para smartphones Android.

Trata-se de um chip que é fabricado no processo de 4nm, da TSMC, e é o primeiro a utilizar a nova arquitectura V9 da ARM. Ele vem com um núcleo de alto desempenho, o Cortex-X2 que pode operar no máximo a 3,05Ghz, e esse é acompanhado por três núcleos Cortex-A710 que podem operar no máximo a 2,85Ghz e mais quatro núcleos a pensar na eficiência energética, os Cortex-A510, que podem operar no máximo a 1,8Ghz. Na parte gráfica, ele conta com o Mali-G710, um GPU de 10 núcleos.

Alem disso, ele conta com um APU de quinta geração com seis núcleos para excelente desempenho em inteligência artificial.

Dimensity 9000

Dimensity 9000 é agora oficial

O Dimensity 9000 suporta memória RAM LPDDR5x em larguras de banda de até 7.500 Mbps. Ele também é capaz de lidar com ecrãs com taxa de refrescamento de até 180Hz em resoluções FHD+.

Chegando ao departamento de fotografia, o chipset suporta o primeiro processador de sinal de imagem de 18bits, que oferece a capacidade de capturar vídeo 4K HDR usando até três câmaras em simultâneo, ou fotos usando um sensor de até 320MP.

Para terminar, este novo chip suporta Wi-Fi 6E, bem como Bluetooth 5.3. Não há modem integrado com suporte mmWave 5G, mas a empresa diz que ele suporta agregação de portadora 3CC para sub-6HZ 5G com velocidades de dados de até 7 Gbps.

Os primeiros equipamentos com o Dimensity 9000 chegam ao mercado durante o primeiro trimestre de 2022, e por agora resta esperar pela resposta da Qualcomm e da Samsung para este novo Chip.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.