MediaTek anuncia o novo Helio P95

MediaTek anuncia o novo Helio P95

27 Fevereiro, 2020 0 Por Joel Pinto

A MediaTek anunciou oficialmente um novo chip que irá equipar smartphone de gama média, o Helio P95. Trata-se do sucessor natural do Helio P90, que foi lançado em Dezembro de 2018 e, desde então equipa frequentemente smartphones de gama média especialmente de fabricantes Chineses.

Helio P95 oficialmente anunciado pela Mediatek

Em termos práticos, o MediaTek Helio P95, não é um salto quântico porque baseia-se na mesma arquitectura do seu antecessor. Dois núcleos da série ARM Cortex-A75 com clock máximo de 2,2 GHz, e seis núcleos da série ARM Cortex-A55 com clock máximo de 2,0 GHz. Até o seu GPU foi mantido, o PowerVR GM 9446, mas a fabricante informa que ele tem ganhos de desempenho na ordem dos 10%. A fabricante também menciona o mesmo para sua APU (AI Processing Unit).

O ISP (Processador de sinal de imagem) foi revisto: apesar o Helio P90 apenas fosse capaz de operar com sensores de câmara de 48 megapixels, o P95 agora permite sensores de até 64 megapixeis – mas apenas com uma única câmara. Se for utilizador duplo sensor então o limite é 24 + 16 megapixeis. O processador também pode processar RAW de 14 bits e YUV de 10 bits. Optimizações adicionais devem estar relacionadas ao reconhecimento e à fotografia das pessoas com pouca luz.

Helio P95

O Helio P95 também suporta o Hyper Engine da MediaTek, que optimiza o desempenho em jogos. O SoC também suporta 4G LTE com LTE Cat-12 para download e Cat-13 para velocidades de upload. O Wi-Fi 5, Bluetooth 5.0, 4 × 4 MIMO, 3CA, 256QAM e 4G-Dual-SIM-VoLTE também são suportados. O chip pode ser combinado com LPDDR4x-RAM de até 8 GB no modo de canal duplo a 1.866 MHz, bem como espaço de armazenamento com o UFS 2.1.

A MediaTek ainda não fez qualquer referencia a possíveis smartphones, ou fabricante específico, que utilizará o Helio P95.

Novamente, pode-se supor que o Helio P95, tal como aconteceu com o antecessor P90, funcione principalmente em smartphones económicos de fabricantes chineses.

FONTE

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.