MalwareBytes espalha o caos e impede utilizadores de aceder aos serviços Google

MalwareBytes espalha o caos e impede utilizadores de aceder aos serviços Google

22 Setembro, 2022 0 Por Joel Pinto

MalwareBytes é indiscutivelmente uma das melhores suites de segurança do mundo. No entanto, um erro dos programadores da empresa impediu que milhões de utilizadores conseguissem aceder aos serviços da Google.

O incidente que aconteceu na passada quarta-feira durou menos de uma hora, mas não deixou de ser irritante para milhões de utilizadores que precisavam de aceder à sua caixa de correio (Gmail), aceder a alguns ficheiros na nuvem (Google Drive) ou até aceder à Play Store, e não conseguiam.

Durante esse curto período de tempo, as vítimas da inconveniência utilizaram as rede sociais para testemunhar sobre essa sua experiência muito desagradável. Naomi Clarks, uma professora americana relatou a sua experiência na rede social Twitter, que deu o início de uma explicação:

“LOL Malwarebytes acaba de classificar os domínios http://google.com como sites de malware; um grande desvio, mesmo involuntário, que nos lembra que os IPs de rastreamento de anúncios da Google estão espalhados por toda a parte”.

Segundo ela, os sites nem sequer carregavam, como se estivessem bloqueados por uma firewall. Ela também afirma ter notado durante o dia que o seu antivírus abria sempre mais notificações do MalwareBytes, várias dezenas por minuto, uma atividade anormal, exceto quando um computador está seriamente infetado. Nesse caso, as notificações relacionadas aos sites da Google, que a MalwareBytes considerou malware.

Na ocasião, a única forma de se ligar aos sites afetados era desativando a suite. Esse problema aparentemente ocorreu apenas no Chrome e no Edge para Windows. Posteriormente, Marcin Kleczynski, co-fundador da Malwarebytes, esclareceu os acontecimentos de quarta-feira:

“Foi um falso positivo acidental, corrigido rapidamente, mas infelizmente é o tipo de incidente que causa ruído quando tem milhares de utilizadores”.

Malwarebytes actualização

MalwareBytes causa estragos por um período de tempo muito curto

Segundo a empresa, a interrupção do serviço durou apenas 30 minutos e foi resolvida após uma atualização automática. Muitos utilizadores, no entanto, afirmam ter sido privados dos serviços da Google durante quase uma hora e meia.

Com esse erro, o MalwareBytes, às suas custas, ganhou as manchetes das notícias de tecnologia. No entanto, proteger o seu computador contra malware continua a ser essencial. Se estiver no Windows ou Mac, existem muitos antivírus gratuitos ou pagos. Em 2022, é quase impensável não proteger os seus equipamentos e a sua rede. O Microsoft Defender pode proteger a sua impressora, ou TV conectada, por exemplo.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.