Magic the Gathering considerado o jogo mais complexo do mundo

Magic the Gathering considerado o jogo mais complexo do mundo

14 Maio, 2019 0 Por Joel Pinto

Para quem algum dia jogou, ou pelo menos tentou jogar, sabe que o jogo Magic: The Gathering é algo particularmente complexo. Mas se os jogadores muitas vezes passam anos para dominar, de forma relativamente boa, todas as jogadas do jogo inventado por Richard Garfield, em 1993, parece que os computadores têm muitas dificuldades em entender todas as suas subtilezas.

Este é, de qualquer forma, o que revela um estudo publicado recentemente por Stella Biderman, matemático da Universidade da Geórgia, Alex Churchill, pesquisador independente e designer de jogos de tabuleiro em Cambridge, e Austin Herrick, analista de dados da Universidade da Pensilvânia.
Para calcular a dificuldade do jogo, os pesquisadores usaram o Deep Blue, o algoritmo que derrotou Garry Kasparov num jogo de xadrez. Depois de traduzir todas as cartas em dados acionáveis, o veredicto parece irreal: o resultado de um jogo de Magic simplesmente não pode ser calculado de forma confiável por um algoritmo de computador. Deve ser dito que com as suas 20.000 cartas, e quase tantas regras que estão constantemente em evolução, o jogo não tem nem sequer tem uma duração fixa, nem limites claramente definidos.

Desde a derrota de Kasparov em 1997, as inteligências artificiais têm melhorado muito para melhorar as suas hipóteses de vitória contra os humanos. Após mais uma vitória do AlphaGo, o programa desenvolvido pela Google, que conquistou uma vitória impressionante contra o campeão mundial em titulo, Lee Se-Dol em 2016. Uma façanha para os criadores de Deepmind que atacaram o jogo, considerando-o (pelo menos na época) como o mais complexo do mundo.

Há alguns meses, o OpenAI não conseguiu vencer os profissionais do Pain Gaming no Dota 2. Agora, Magic: The Gathering também parece representar sérios problemas para os algoritmos, pois ele é incapaz de determinar o resultado de um jogo de uma determinada forma, pelo que não consegue jogar contra um humano.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.