Juice Jacking: Pense bem antes de carregar o seu smartphone num terminal USB público

Juice Jacking: Pense bem antes de carregar o seu smartphone num terminal USB público

18 Novembro, 2019 0 Por Joel Pinto

Se viaja muito, provavelmente já tenha visto algumas estações públicas de carregamento USB, e provavelmente já as utilizou. Dito isto, da próxima vez, pense duas vezes antes de usar um terminal público. Isso é pelo menos o que sugere um alerta de segurança emitido há alguns dias pelo promotor público de Los Angeles. E há motivos para se preocupar.

Juice Jacking: Estações públicas de carregamento USB podem ser um perigo

Para que uma comunicação oficial possa ocorrer sobre o assunto, é porque o perigo é mesmo muito real. A princípio, uma estação de carregamento USB não é muito perigosa, no entanto, pode conter malware perigoso. Uma ligação USB torna possível, afinal, transferir dados. Por outras palavras, não há restrições específicas sobre como os dados são transferidos para o seu telefone. E isso obviamente pode ser explorado por uma pessoa mal-intencionada, adicionando um ficheiro mal-intencionado ao seu dispositivo.

Embora seja bastante difícil explorar essa falha em qualquer lugar, a operação é bem possível. Esse tipo de ataque também responde ao nome de “Juice Jacking”. Isso não é muito novo, muitas manifestações foram feitas nos últimos anos, mas parece que ninguém, pelo menos entre as autoridades, se preocupou muito com o assunto até agora. Pode assistir ao vídeo que deixo acima para entender melhor como esse truque funciona. O facto de um advogado dos EUA expor este assunto, lembra-nos que devemos sempre prestar muita atenção a tudo o que esteja relacionado aos nossos dispositivos electrónicos, não apenas aos nossos smartphones, para preservá-los, e acima de tudo, preservar os nossos dados. Portanto, tenha cuidado com os terminais USB de carregamento público.

VIA