iOS 14: segurança e privacidade já estão a causar problemas

iOS 14: segurança e privacidade já estão a causar problemas

18 Setembro, 2020 0 Por Joel Pinto

Quando anunciou o iOS 14, a Apple deixou bem claro que as questões de privacidade seriam claramente fortalecidos, mas parece que isso tem consequências para os programadores, e que serão reflectidos nos utilizadores.

Quando a Apple anunciou o iOS 14, a empresa de Cupertino não poderia ser mais explícita com a sua intenção de fazer mudanças profundas em termos de controlo da privacidade dos utilizadores. Estes deveriam ficar melhor protegidos, especialmente contra rastreamento excessivamente usado. Entre as alterações anunciadas, está o facto de os dispositivos iOS utilizarem um endereço MAC aleatório quando se ligam a uma rede WiFi, com o intuito de evitar que os anunciantes utilizem esses dados para rastrear o dispositivo.

Essa é uma óptima ideia para os utilizadores, mas não para empresas e outras organizações, como por exemplo as escolas, ou outros organismos públicos. Na verdade, a Cisco alertou os seus clientes que uma mudança do iOS 14 pode minar certas configurações de rede por eles estabelecidas. Seja no caso em que as próprias organizações fornecem os dispositivos aos seus funcionários, ou alunos, ou no caso de uma política BYOD.

Cisco alerta sobre as preocupações do endereço MAC aleatório do iOS 14

Segundo uma declaração da Cisco, não há actualmente qualquer solução alternativa para esse problema além de desactivar o recurso de endereçamento MAC aleatório por completo.

“Para perfis e serviços de MDM, os utilizadores finais podem ser instruídos a desactivar o lado aleatório do endereço MAC no dispositivo antes de obter o acesso de rede desejado. Para fazer isso, os utilizadores podem ser redirecionados para uma página que fornece instruções para desactivar a selecção de um endereço MAC aleatório quando o dispositivo é configurado para se ligar a qualquer rede. Uma vez que este recurso seja desactivado, o utilizador pode fazer o login normalmente.”

O iOS 14 já está disponível para a grande maioria dos dispositivos compatíveis. Muitos programadores também reclamaram desse lançamento “surpresa”, por assim dizer. Na verdade, não tendo se comunicado o suficiente, ou não tendo deixado tempo suficiente, muitas aplicações não estão totalmente operacionais em dispositivos que instalaram esta actualização mais recente do sistema operativo móvel da empresa da Maçã.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.