IBM também anuncia o despedimento de milhares de funcionários

IBM também anuncia o despedimento de milhares de funcionários

27 Janeiro, 2023 0 Por Joel Pinto

A IBM vai despedir cerca de 3.900 funcionários, ou pouco mais de 1,5% da sua força de trabalho, como parte de um plano de demissões associado à sua reorientação estratégica. O grupo IT junta-se a outras empresas recentemente despedidas, entre as quais a Meta, a Google, o Twitter, a Microsoft, a Amazon, a Xiaomi e até o Spotify.

A IBM disse que espera registar uma cobrança de US$ 300 milhões no primeiro trimestre relacionada à cisão da Kyndryl, o seu negócio de infraestrutura gerida, e ao desinvestimento no ano passado da sua unidade de saúde Watson. Isso envolverá a demissão de 3.900 funcionários.

Em 2021, a IBM separou do restante do grupo as suas atividades de consultoria e manutenção de sistemas de informação, um dos ramos históricos da empresa, mas menos dinâmico que a nuvem, na qual tem investido fortemente. A nova entidade nascida desta cisão recebeu o nome de Kyndryl e abriu o capital em novembro de 2021. Quanto à atividade relativa à recolha e análise de dados na área médica, que fazia parte da divisão Watson Health, foi vendida no início de 2022 a empresa de investimentos Francisco Partners.

Se os cargos abrangidos pelo plano social permaneceram efetivamente no seio da IBM após estas duas separações, são funções ligadas a estas duas atividades.

IBM vai despedir 3900 funcionários

Ao mesmo tempo, a IBM publicou os seus resultados financeiros referentes ao quarto trimestre de 2022. O grupo registou uma faturação de 16,69 biliões de dólares, acima das expectativas do mercado (16,4 biliões de dólares). O lucro líquido aumentou 16%, para US$ 2,71 biliões.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.