Huawei lança amanha a versão beta do HarmonyOS 2.0

Huawei lança amanha a versão beta do HarmonyOS 2.0

15 Dezembro, 2020 0 Por Joel Pinto

Após meses de espera, dúvidas e turbulência na guerra comercial entre os Estados Unidos e a China, a Huawei finalmente anuncia uma data para o lançamento da primeira versão do HarmonyOS 2.0, para os smartphones. A empresa chinesa vem trabalhando no seu próprio sistema operativo móvel há quase um ano.

Em Maio de 2019, a Huawei, e a Honor, perderam o acesso a uma licença da Google para poder pré-instalar o pacote de aplicações da empresa americana, incluindo o indispensável Play Store. Essa decisão já estava repleta de consequências porque muitos clientes ocidentais ainda preferem comprar um smartphone totalmente funcional em vez de um dispositivo no qual é necessário realizar operações complexas antes de poder usá-lo normalmente.

Na ocasião, a Huawei, e nós, ainda acalentava a esperança de que as sanções americanas acabassem por ser suspensas com vistas a normalizar as relações diplomáticas entre os Estados Unidos e a China. Mas realmente, ao contrário do que se pensava, com o passar dos meses a situação foi piorando. A partir de então, o “esforço de guerra” para encontrar alternativas aos serviços e tecnologias americanas continuou . Tudo começou com alternativas para todas as aplicações da Google.

Existe por exemplo a muito interessante AppGallery, a alternativa à Play Store, ou o Petal Maps, a alternativa ao Google Maps. Nem tudo está perfeito, mas a Huawei está numa luta contra o tempo e podemos esperar que as coisas melhorem neste pacote de aplicações nos próximos meses.

No entanto, e tal como já revelamos acima, existe outro projeto muito mais ambicioso: criar uma alternativa completamente nova ao Android, e é aí que entra o HarmonyOS. Até recentemente, o HarmonyOS 1.0 era instalado apenas nos objetos conectados da empresa .

HarmonyOS 2.0 fará amanha a sua estreia

Agora, segundo a mensagem publicada por Wang Chengdu, um dos diretores da empresa, a segunda versão desse sistema operativo estará disponível em forma de versão beta para smartphones já a partir de amanha, dia 16 de Dezembro de 2020. Então, finalmente descobriremos outro sistema operativo móvel diferente do Android, iOS e Windows Mobile.

No entanto, não se sabe até ao momento qual será o procedimento para descarregar e instalar esse sistema. Podemos esperar que isso seja possível através do site da fabricante. Também resta saber se apenas smartphones da Huawei com o EMUI 11 serão realmente compatíveis, ou se também será possível instalar HarmonyOS 2.0 em smartphones de outras marcas.

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos. Siga-nos também no Google Notícias, selecione-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.