Huawei lança o Petal Search: uma alternativa a um serviço da Google

Huawei lança o Petal Search: uma alternativa a um serviço da Google

22 Maio, 2020 0 Por Joel Pinto

A Huawei continua a trabalhar nas suas próprias alternativas aos serviços da Google, para usar nos seus smartphones. A mais recente chama-se Petal Search, que já está disponível na AppGallery, e é uma aplicação que tem como objectivo substituir não apenas a Pesquisa Google, mas também a Play Store. Essa aplicação desempenha um papel de agregador, permitindo a instalação fácil de aplicações Android, não disponíveis na loja da fabricante.

Enquanto o governo dos EUA continua a apertar o laço em torno da Huawei, a fabricante luta contra tudo, e contra todos, para criar os seus próprios serviços e deixar de ser dependente. Apesar dos esforços para melhorar a AppGallery, ainda está longe de conseguir competir com a Google Play Store. Muitas aplicações populares para Android, ainda estão em falta, mas o mais importante são mesmo os Google Play Services.

Em Março, pouco antes do lançamento do Huawei P40, a fabricante lançou o Search, uma alternativa ao Google Search, e outra aplicação chamada "AppSearch" para encontrar, e instalar, aplicações Android com facilidade. Após algumas semanas na versão beta, as duas soluções já estão disponíveis numa versão estável numa única aplicação.

Com a Petal Search, a Huawei está a tentar oferecer uma alternativa credível à Pesquisa da Google e à Play Store. O Petal Search é uma aplicação versátil que desempenha vários papéis. A interface básica é muito semelhante à da Pesquisa do Google. Nela temos uma barra de pesquisa que constitui a porta de entrada para um universo muito amplo.

Petal Search

Petal Search já está na AppGallery

Assim como a aplicação da Google, a interface também oferece vários tipos de informações, como o clima perto de nós, uma guia dedicado ao desporto ou acesso às informações mais recentes do mercado de acções. O Petal Search também possui uma guia para aceder a notícias gerais com base no agregador do Microsoft News.

A solução também usa um mecanismo de pesquisa para aplicações Android. Quando digita o nome de uma aplicação, ela tenta encontrá-la na AppGallery e, se não estiver lá, a pesquisa continuará em lojas alternativas, como APKMirror, APKMonk, APKPure ou Amazon App Store. Portanto, seja qual for a aplicação que esteja a procurar, é provável que a encontre, e instale, da maneira mais fácil do mundo.

Esta parece ser uma óptima proposta da Huawei para tentar fazer as pessoas esquecerem a ausência da Google Play Store. A aplicação já está disponível no AppGallery na versão estável e continuará a receber novos recursos nos próximos meses.

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos. Siga-nos também no Google Notícias, selecione-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.