Huawei deverá apresentar a nova EMUI 10 baseada no Android Q dentro de alguns dias

Huawei deverá apresentar a nova EMUI 10 baseada no Android Q dentro de alguns dias

4 Agosto, 2019 0 Por Joel Pinto

A apresentação oficial da nova EMUI 10 está marcada para o próximo dia 9 de Agosto, na abertura da Huawei Developer Conference 2019. A confirmação final veio directamente do programa do evento organizado pela empresa chinesa que, após meses de incertezas relacionadas aos problemas com o governo dos EUA, está-se a preparar para desvendar o seu futuro software.

Segundo os rumores dos últimos dias, a nova EMUI 10 com Android Q já está disponível em forma de versão beta privado. Os testes já estão em andamento há algum tempo e a nova interface da empresa chinesa pode estar muito próxima da sua estreia oficial numa versão estável.

Com o lançamento da nova EMUI 10, a Huawei deve deixar de lado, pelo menos por enquanto, a ideia de apresentar um novo sistema operativo alternativo ao sistema Android, projecto que tem sido foco de muitos rumores há várias semanas. Resta entender como as relações entre a Huawei e a Google evoluirão no futuro em relação às difíceis relações existentes, até o momento, entre a China e os EUA.

Sinceramente, não acredito que a Huawei terá um sistema operativo capaz de substituir o Android nos próximos 4 ou 5 anos. Se isso fosse verdade, a fabricante chinesa já o tinha disponibilizado, para não ter de dar satisfações a quem quer que seja. Acredito sim que esteja a "adaptar" um sistema que tenha para outros dispositivo, mas até que ele esteja pronto para ser usado, deverá levar muitos meses... e mais ainda levarão os programadores a aceitar esse sistema e a programar aplicações para o mesmo.