Google dá mais tempo para ativar o Bluetooth no comando Stadia

Google dá mais tempo para ativar o Bluetooth no comando Stadia

24 Dezembro, 2023 0 Por Joel Pinto

Inicialmente programado para terminar no final deste ano, o período de ativação do Bluetooth no comando Stadia foi oficialmente estendido até ao final do próximo ano, ou seja, até 31 de dezembro de 2024. Um prazo que dá aos proprietários do comando Stadia mais tempo para ativar o modo Bluetooth, verificar o modo do comando e verificar para atualizações.

Não deite fora o seu comando Stadia

O comando Stadia, uma vez convertido para o modo Bluetooth, não poderá mais ser utilizado com Wi-Fi no Stadia, mas permanecerá funcional através do USB no modo com fio. Tendo o serviço de streaming encerrado portas há muito tempo, será melhor realizar a operação que leva alguns minutos:

Sá precisa de aceder a este site (através do Chrome) para despertar o seu comando. A Google, ao disponibilizar esta opção de ativação do Bluetooth, dá uma segunda oportunidade e uma nova vida a este dispositivo, que pode ser utilizado com qualquer PC, consola, smartphone ou tablet.

O Stadia foi lançado em 2019 e, na altura, o serviço era de grande importância para a Google, pois representava de facto a resposta muito ambiciosa à ascensão dos jogos na nuvem. Apesar de um início promissor com funcionalidades inovadoras e acesso instantâneo a jogos de alta qualidade, o serviço teve de lutar para ganhar uma quota de mercado significativa contra concorrentes mais estabelecidos e um modelo de negócio bastante complicado.

Entre os desafios que o Stadia enfrentou estavam a latência (o comando era a resposta, ele ligava-se diretamente via Wi-Fi ao serviço), requisitos de largura de banda e uma biblioteca de jogos limitada em comparação com os seus rivais. Na verdade, os jogadores tinham que comprar os jogos no Stadia, ao contrário do GeForce Now, onde pode “trazer” os seus jogos Steam, ou do Game Pass Ultimate.

O encerramento do Stadia, que aconteceu a 18 de janeiro de 2023 (três anos após o seu lançamento), marcou o fim de um período turbulento para o serviço de streaming de jogos. Apesar das garantias do motor de busca que, em junho de 2022, insistia que o Stadia não encerraria, a decisão de encerrar o serviço foi tomada alguns meses depois, surpreendendo até mesmo os programadores que trabalham em projetos para o mesmo.

Google Stadia Janeiro Fevereiro
[quads id=RndAds]

Porém, a empresa foi melhor a fechar o seu serviço do que a abri-lo. Na verdade, o grupo reembolsou todos os que adquiriram equipamentos na Google Store (incluindo o famoso comando), e também reembolsou os utilizadores que adquiriram jogos, conteúdos adicionais e assinaturas na loja. Ao mesmo tempo, o último lançamento do serviço, Worm Game, simbolizou o irónico fim do Stadia por ser ao mesmo tempo o primeiro (serviu de teste) e o último jogo da plataforma assinado pela Google.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.