Google e Renault voltam a dar as mãos e estão a trabalhar no carro conectado

Google e Renault voltam a dar as mãos e estão a trabalhar no carro conectado

8 Novembro, 2022 0 Por Joel Pinto

A Google e a Renault anunciam uma nova etapa na sua parceria com a assinatura de novos contratos relativos à conceção e produção da arquitetura digital do “Software Defined Vehicle“, e ao reforço da digitalização do grupo.

Com estes novos acordos, Google e Renault vão desenvolver por um lado um conjunto de componentes de software dedicados à plataforma “Software Defined Vehicle”, tanto a bordo como na periferia do veículo, e por outro lado aprofundar as sinergias e usa como parte da estratégia “Move to Cloud” da empresa francesa.

Esta colaboração em computação em nuvem, iniciada em 2018, está agora a acelerar para criar um verdadeiro gémeo digital (Digital Twin) equipado com tecnologias de inteligência artificial para facilitar a integração contínua de serviços no veículo e a criação de novos serviços on-board (ou off-board). Em última análise, transformará todo o seu modelo operacional para ganhar agilidade, desempenho e lucratividade.

Essa colaboração reduzirá os custos de desenvolvimento, melhorará a eficiência, a flexibilidade e a velocidade do desenvolvimento. A Renault também aprofundará o uso das tecnologias Google Cloud para desenvolvimento de software para o “Software Defined Vehicle” e, assim, poderá gerir melhor a captura e análise de dados, de maneira segura. Os primeiros casos de uso em desenvolvimento incluem:

  • Manutenção preditiva para melhor detectar e corrigir falhas quase em tempo real, se necessário.
  • Uma experiência personalizada de vida a bordo do veículo (serviços In-Car) para se adaptar ao comportamento de condução, destinos comuns (estações de carregamento elétrico), etc.
  • Modelos de seguro baseados em uso real e comportamentos de condução.
Renault

Renault e Google renovam a sua parceria

A Renault garante ainda que poderá monitorizar e analisar a utilização dos veículos para uma melhor compreensão do comportamento e das necessidades dos clientes, e serviços verdadeiramente individualizados e adaptados às suas expectativas, respeitando a segurança e confidencialidade em vigor.

FONTE

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.