Google Play: aplicações de IA vão ter de contar com função especifica

Google Play: aplicações de IA vão ter de contar com função especifica

28 Outubro, 2023 0 Por Joel Pinto

O Google Play, aquela que é a principal loja de aplicações/jogos para o sistema operativo Android, introduziu novas regras para algumas das suas aplicações com o objetivo de melhorar a segurança, fortalecer as proteções de privacidade e limitar notificações tóxicas de aplicações generativas de Inteligência Artificial (IA).

Para essas aplicações que utilizam Inteligência Artificial generativa, como chatbots, geradores de texto ou imagens, uma nova regra exige a inclusão de um sistema de notificação ou denúncia de conteúdo ofensivo gerado pela própria IA.

Os programadores são agora incentivados a utilizar esses relatórios para melhorar a filtragem e moderação de conteúdo. Estas novas restrições serão aplicadas no início do próximo ano e dirão respeito às aplicações já disponíveis no Google Play e às que serão sujeitas a validação.

Google Play tem novas regras para aplicações que utilizam a Inteligência Artificial generativa

Outra regra desta vez relativa à confidencialidade dos dados, as aplicações de IA só poderão aceder a fotos e vídeos quando necessário para determinadas funcionalidades da própria aplicação. A Google incentiva os programadores de chatbots ou IA generativa a usar o sistema de seleção de fotos integrado ao Android, o que limitaria os riscos de ver essas imagens vazarem ou serem utilizadas em outros locais que não a aplicação (por exemplo, através de um servidor remoto).

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.