Google volta a perder em tribunal e não escapa a multa de 2,4 biliões da Comissão Europeia

Google volta a perder em tribunal e não escapa a multa de 2,4 biliões da Comissão Europeia

10 Novembro, 2021 0 Por Joel Pinto

A Google volta a perder no recurso, e não escapa a uma multa de 2,4 biliões de dólares, imposta pela Comissão Europeia, por práticas competitivas que favoreceram indevidamente a comparação de preços do Google Shopping em detrimento de outras plataformas comparativas.

O caso havia sido julgado em 2017, após uma longa investigação pela Comissão Europeia, mas o gigante das pesquisas havia entrado com um recurso para anular essa decisão dos juízes. Agora, os argumentos oferecidos pela empresa não convenceram, mesmo que desde o veredicto diversas mudanças tenham sido feitas no mecanismo de pesquisa a fim de respeitar uma certa justiça entre a comparação de preços e as ferramentas de compras online.

Google

Google não deverá escapar à multa bilionária da Comissão Europeia

A verdade é que a Google ainda pode iniciar um procedimento de recurso final com o Tribunal de Justiça da União Europeia, mas o caso não parece muito bem encaminhado. Por fim, deve-se observar que, desde o veredicto de 2017, a empresa de Mountain View foi novamente e repetidamente condenada por abuso de posição dominante. Por exemplo, em 2018 por práticas antitruste relacionadas ao Android, e em Março de 2019 por práticas anticoncorrenciais destinadas a promover a gestão de publicidade, o AdSense.

Ao todo, a Europa está a reivindicar mais de 8,2 biliões de dólares da Google.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.