Google Assistant está cada vez mais inteligente e vai reconhecer melhor a nossa voz

Google Assistant está cada vez mais inteligente e vai reconhecer melhor a nossa voz

29 Maio, 2022 0 Por Joel Pinto

Gigante das pesquisas continua a melhorar o Google Assistant

Os assistentes virtuais são cada vez mais importantes para os utilizadores, e o gigante das pesquisas tem essa noção, e por isso continua a melhorar o Google Assistant. Durante a realização do Google I/0 2022, que se realizou no início de maio, a Google revelou continuar a trabalhar para melhorar a integração com os vários dispositivos, e para o tornar mais natural e fluido.

Agora, segundo está a ser revelado, depois de ter sido analisado o código da última actualização da aplicação da Google para Android, foram encontradas algumas strings que se referem ao “reconhecimento de voz personalizado”. Em essência, a intenção é implementar em breve uma opção que permita treinar o Google Assistant, permitindo que ele comece a armazenar áudio no seu smartphone para alterar o modelo de reconhecimento de voz e adaptá-lo com mais precisão à forma como o utilizador fala.

Considerando que o Google Assistant é confrontado com idiomas, e dialectos, de todo o mundo, é uma ferramenta útil para torná-lo mais confiável. Aparentemente no código há também a mensagem que aparecerá no ecrã se optar por ficar sem esse recurso, e decidir desactivá-lo:

Se você desativá-lo, o Assistente será menos preciso no reconhecimento de nomes e outras palavras que você diz com frequência. Todo o áudio usado para melhorar o reconhecimento de fala para si será excluído deste dispositivo.

Google Assistant

Em suma, seria uma expansão da aprendizagem colaborativa (também conhecida como aprendizagem federada) que foi implementada em Março de 2021.

Esperamos que quando a Google apresentar oficialmente essa função, numa das próximas actualizações, explique com mais detalhes como essa nova função funciona. Mas considerando que já existem traços importantes no código da aplicação, não deve faltar muito para isso acontecer.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.