Fossil Gen 6 é agora oficial mas sem o Wear OS 3

Fossil Gen 6 é agora oficial mas sem o Wear OS 3

31 Agosto, 2021 Não Por Joel Pinto

Depois de muitos rumores e fugas de informação o Fossil Gen 6 é agora oficial. Este novo smartwatch adopta muito do design do modelo actual, e a nível do software, teremos de esperar até 2022 para ter acesso ao Wear OS 3.0.

Este Fossil Gen 6 é o primeiro smartwatch a usar o Snapdragon Wear 4100+ da Qualcomm. A grande diferença do Snapdragon Wear 4100 que alimenta todos os outros dispositivos é a adição de um coprocessador sempre activo. Ele acelera a activação do ecrã quando o utilizador gira o pulso, rastreamento contínuo da frequência cardíaca, rastreamento do sono, contagem de passos e outros recursos que saem assim do processador principal.

A verdadeira comparação a ser feita é aquela com o Qualcomm Wear 3100, já utilizado pela Fossil. Segundo a Qualcomm, o novo modelo atinge desempenho 85% maior e consumo de energia 25% menor. Por sua vez, a Fossil anuncia 24 horas de autonomia. É até possível durar vários dias com o modo estendido que limita muito as suas funcionalidades. A empresa revela ainda que ele demora apenas 30 minutos para recarregar dos 0% aos 80% da bateria, ou seja, é duas vezes mais rápido que o primeiro relógio conectado.

Além disso, os anéis de carga foram revistos. Tecnicamente, existem agora quatro semi-anéis de metal mantidos no lugar pela parte de trás da caixa, com a Fossil a usar um design de moldagem por inserção. Isso deve evitar que eles caiam, enquanto o novo design também permite conectividade USB. Esse tipo de conexão ajuda a lidar com taxas de carregamento mais rápidas, enquanto os programadores também podem usá-la para instalar, e testar, aplicações.

Fossil Gen 6

No lado do sensor, a Fossil oferece uma nova versão do sensor de frequência cardíaca que pode oferecer monitorização contínua. Também existe um sensor de SpO2 (nível de oxigénio no sangue), tal como os habituais acelerômetro, altímetro, luz ambiente, bússola e giroscópio.

Quanto ao resto, a Fossil oferece ainda uma caixa de aço inoxidável de 42 e 44 mm. São três botões, um ecrã touch de 1,28 polegadas, 1GB de RAM e 8GB de armazenamento, um altifalante, um microfone e um motor de vibração. Também podemos citar o suporte ao Bluetooth 5.0 (contra 4.2 anteriormente), Wi-Fi, GPS e NFC. Finalmente, vamos falar sobre uma resistência de 3 ATM.

Preço e disponibilidade Fossil Gen 6

O Fossil Gen 6 tem o seu preço a começar nos $299 (nenhum preço em euros foi ainda revelado). Os primeiros modelos serão entregues no final de Setembro.