Intel anuncia que se prepara para fabricar Chips para a Qualcomm

Intel anuncia que se prepara para fabricar Chips para a Qualcomm

27 Julho, 2021 Não Por Joel Pinto

A Intel anunciou que assinou uma parceria com a Qualcomm para produzir alguns dos futuros chips da empresa nas suas fábricas. Esses chips serão fabricados no processo de produção 20A da Intel, mas essa produção apenas iniciará em 2024.

A empresa revela que o seu processo de fabrico 20A introduziu o RibbonFET, a primeira nova arquitectura de transistor desde FinFET em 2011. O 20A traz velocidades de chaveamento de transistor mais rápidas e uma pegada menor. Antes que os chips 20A estejam prontos, a empresa estará a trabalhar nos chips Intel 7, Intel 4 e Intel 3 que serão lançados entre 2021 e 2023.

“Estamos a aproveitar as nossas inovações futuras incomparáveis ​​para impulsionar os avanços tecnológicos do transistor até o nível do sistema. Até que a tabela periódica se esgote, perseguiremos incansavelmente na nossa busca pela Lei de Moore e nosso impulso para inovar através da magia do silício”, disse Pat Gelsinger, CEO da Intel sobre a parceria com a Qualcomm e todo o resto para produção.

Snapdragon 775G Intel

Intel vai fabricar chips para a Qualcomm

A empresa não deu detalhes sobre os termos dos contratos ou volumes de produção acertados com a Qualcomm e outros grupos, como a Amazon. Pat Gelsinger disse, no entanto, que o contrato assinado com a Qualcomm envolvia uma “grande plataforma móvel” e era uma importante colaboração estratégica.

O plano da Intel de produzir chips para a Qualcomm não é uma surpresa real. O grupo não é tão poderoso como já foi, com a TSMC e a Samsung ultrapassando-o no sector de chips. Ele, portanto, deseja produzir chips para outros grupos para manter um certo poder. A Intel afirma que espera voltar a estar numa posição de liderança mundial em 2025.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.