Firefox simplifica a definição do navegador padrão no Windows 11

Firefox simplifica a definição do navegador padrão no Windows 11

13 Setembro, 2021 Não Por Joel Pinto

Há algumas semanas foi revelado que a Microsoft complicou a tarefa de tornar navegadores de terceiros, como sendo o navegador padrão do Windows 11. Como deve imaginar, a empresa tem claras intenções de que o Edge seja o navegador padrão desse sistema operativo, mas a lei da concorrência não permite que alternativas sejam bloqueadas.

Assim, apesar de não bloquear essa possibilidade, a Microsoft complicou o processo de tornar outro navegador como sendo o navegador padrão. E apesar de isso não ser complicado de fazer, ainda requer alguma paciência por parte do utilizador, e muitos clicks. Mas agora, a Mozilla vem para facilitar esse processo, e com apenas um click simplifica todo o processo no Firefox.

Firefox

Vai ser fácil definir o Firefox como navegador padrão no Windows 11

Isso só foi possível porque a Mozilla simplesmente usou um mecanismo que o próprio navegador da Microsoft também usa. Segundo o pessoal do The Verge, a Mozilla conseguiu isso essencialmente através da engenharia reversa do processo "singleclick" da própria Microsoft para o Edge, de modo que ele também funcione para o Firefox e não exija qualquer intervenção do utilizador, além de um único clique de confirmação.

"As pessoas deveriam ter a capacidade de definir padrões de forma simples e fácil, mas não têm", disse um porta-voz da Mozilla num comunicado. “Todos os sistemas operativos devem ter suporte oficial do desenvolvedor para o estado padrão, para que as pessoas possam facilmente definir as suas aplicações como padrão. Como este não é o caso do Windows 10 e 11, o Firefox depende de outros aspectos do ambiente do Windows para fornecer aos utilizador uma experiência semelhante à oferecida pelo Edge para o Windows quando os utilizadores seleccionam o Firefox como navegador padrão. "