Firefox testa deteção de falsas avaliações em sites

Firefox testa deteção de falsas avaliações em sites

13 Outubro, 2023 0 Por Joel Pinto

A Mozilla está a testar um novo recurso no Firefox, que é uma nova função que deteta comentários falsos publicados por internautas em sites como o Amazon… e é um recurso que estará integrado diretamente no navegador.

As falsas avaliações são um grande problema para os retalhistas online, que tiveram de tomar medidas cada vez mais agressivas para evitar que agentes mal-intencionados as utilizassem para aumentar as classificações dos seus produtos. A Amazon já removeu dezenas de milhares de comentários considerados fraudulentos e até tomou medidas legais contra indivíduos que coordenaram comentários falsos através de grupos do Facebook. Há dois anos, o regulador antitrust britânico abriu mesmo uma investigação formal sobre esse problema.

Capturas de ecrã publicadas pelo pessoal do MSPowerUser mostram que a ferramenta pode ser acedida através de um ícone de preço na barra de URL do Firefox, que abre uma barra lateral com detalhes sobre a página do produto atualmente aberta. A ferramenta avalia análises de produtos com base na sua confiabilidade, oferece uma classificação ajustada de cinco estrelas ao remover avaliações não confiáveis ​​e destaca os pontos fortes das análises existentes.

Mozilla tem novo recurso para o Firefox

Como funciona? A Mozilla, que desenvolve o Firefox, comprou o Fakespot para esse fim, uma ferramenta que deteta avaliações falsas na Internet. O grupo, portanto, integrou a tecnologia no seu navegador. O sistema usa inteligência artificial e aprendizagem de máquina para detetar padrões e semelhanças entre avaliações e sinalizar aquelas que têm maior probabilidade de serem enganosas.

O sistema está atualmente em testes no Firefox, mas a Mozilla ainda não informou quando estará disponível com a versão estável do seu navegador.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.