Falha no Facebook permite que o Telegram ganhe milhões de utilizadores

Falha no Facebook permite que o Telegram ganhe milhões de utilizadores

16 Março, 2019 0 Por Joel Pinto

Todos aqueles que usam a rede social Facebook, ou qualquer aplicação desse grupo (WhatsApp por exemplo), experimentou um grande colapso entre quarta e quinta-feira, a ponto de ser o “maior colapso” de sempre da rede social. O problema é que, além de ter durado imenso tempo, ela tocou em vários serviços, como Messenger, WhatsApp e Instagram. E como se diz, com a desgraça de uns, é a felicidade de outros.

De facto, o Telegram ganhou mais de três milhões de utilizadores durante o grande crash do Facebook. O anúncio foi feito por Pavel Durov, o chefe do Telegram, numa conversa publicada… no Telegram. “Eu vejo três milhões de novos utilizadores que se inscreveram no Telegram nas últimas 24 horas. Bom. Temos privacidade real e espaço ilimitado para todos”, escreveu o mesmo.

O Telegram é realmente um sucesso, dada a sua disponibilidade em diferentes plataformas: Android, iOS, Windows, macOS e Linux. O envio de mensagens é rápido e funciona bem, e ainda por cima com o que de melhor a privacidade pode ter. Deve-se observar, no entanto, que as mensagens não são criptografadas de ponta a ponta por padrão. Cabe ao utilizador criar o que é chamado de “troca secreta” para que as suas mensagens sejam realmente privadas e criptografadas.

Por outro lado, o WhatsApp criptografa conversas de ponta a ponta por padrão.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.