Facebook Gaming foi disponibilizado para o iOS: mas para quê?

Facebook Gaming foi disponibilizado para o iOS: mas para quê?

11 Agosto, 2020 1 Por Sandro Sotto

A aplicação dedicada ao jogos do grupo Facebook, o Facebook Gaming foi lançado globalmente para o sistema operativo Android no passado mês de Abril. Essa aplicação oferece um fluxo de jogo personalizado segundo os tipos de streamers assistidos, e grupos de jogos. A aplicação também permite a transmissão, em directo, de jogos de um smartphone para o Facebook.

Após o encerramento do Mixer pela Microsoft, os utilizadores foram redirecionados para o Facebook Gaming, que deve beneficiar das sinergias com a chegada do serviço de jogos em nuvem xCloud.

Agora, a aplicação do Facebook Gaming também já está disponível na App Store. Essa disponibilidade no iOS que deveria inicialmente coincidir com a do Android, mas a Apple rejeitou a aplicação em várias ocasiões. Agora, finalmente temos a aplicação na App Store, só que ao contrário do Android, a funcionalidade dos minijogos não está presente e apenas serve para a exibição de streaming do jogador.

Facebook Gaming disponibilizado no iOS, mas sem qualquer utilidade

“Depois de meses de repetidos envios e rejeições da Apple, tivemos que remover os jogos instantâneos inteiramente da aplicação independente. O Facebook aponta para as regras da App Store de que os jogos HTML5 são permitidos, contanto que a distribuição do código não é o objectivo principal da aplicação.”

O Facebook afirma ter informado a Apple que 95% da actividade da aplicação no Android vem da exibição de transmissões em directo, mas isso nada fez mudar. Portanto, a Apple não permite minijogos da plataforma Instant Games do Facebook.

Quando se trata de jogos em nuvem, o Facebook não está sozinho nesse conflito com a Apple. Este também é o caso do GeForce Now, Google Stadia e xCloud.

Quem perde com isto tudo, são os utilizadores do ecossistema da Apple, que se vêm impossibilitados de ter acesso a plataformas, que estão presentes no seu maior rival, o Android.

Sandro Sotto

Licenciado em Educação Física e apaixonado por novas tecnologias e gadgets. O meu hobbie alem da família e os amigos são os desportos motorizados e mais recentemente comecei a dedicar-me ao mergulho.