Porque é que o entusiasmo em torno das novas versões do Android tem diminuído?

Porque é que o entusiasmo em torno das novas versões do Android tem diminuído?

28 Novembro, 2019 0 Por Joel Pinto

Ainda sou do tempo em que uma nova versão do sistema operativo móvel da Google, o Android, entusiasmava os utilizadores. As actualizações chegavam carregadas de novas funcionalidades que deixavam os utilizadores empolgados, e ansiosos de a receber nos seus equipamentos. Com o passar do tempo, essa “magia” foi desaparecendo.

Ainda se preocupa com a versão do Android que o seu smartphone tem?

Quem nunca teve um telefone com o Android Gingerbread nunca irá saber a alegria que foi quando a Google lançou o Android KitKat. De uma versão para a outra as diferenças eram de tal ordem significativas que muitos utilizadores decidiram trocar de equipamento só para ter acesso à nova versão do Android. Outros, um pouco mais entendidos no assunto, simplesmente carregavam os seus equipamentos com uma custom ROM, que lhes permitia ter o novo firmware sem trocar de equipamento. Mas era algo que todos ansiavam possuir nos seus telefones. Muitas novas funcionalidade, uma aspecto visual totalmente diferente, um “salto” tecnológico significativo que justificava a ansiedade.

Algo muito semelhante aconteceu do Android KitKat para a versão seguinte, o Android Lollipop. Os amantes do sistema operativo recebiam mais uma grande quantidade de novos recursos com esse novo sistema operativo, e mais uma vez o entusiasmo era/foi grande.
No entanto, desde o Android Oreo, a versão 8.0 do sistema da Google, que foi lançado a 21 de Agosto de 2017, o entusiasmo dos utilizadores diminuiu significativamente. E isso acontece porque as novas versões vêm com cada vez menos novidades.


Do Android Oreo, para o Android Pie as novidades foram realmente muito poucas, e o “salto” para o Android 10 é ainda mais pequeno. Pessoalmente, acho que o Android 10 é uma espécie de Service Pack do Android Pie, e o lançamento desta nova versão do sistema operativo é mais uma questão de Marketing, do que necessidade em si. E alem de eu achar, os utilizadores sentem isso… o falta de entusiasmo demonstra isso.
Grande parte das novidades presentes neste sistema, já estavam presentes nos sistemas operativos de diversas fabricantes, como na MIUI, da Xiaomi, na EMUI, da Huawei, ou até mesmo da OneUI da Samsung. Por esse motivo, as novidades do Android 10 perderam grande parte da graça. Já ninguém anseia por uma “grande” actualização quando o que vai receber são pequenas alterações, que até já estavam presentes em interfaces de algumas fabricantes.

Com o passar dos anos, o hardware tornou-se algo muito mais relevante na compra de um novo smartphone, do que o software em si. Já muito poucas são as pessoas que se deslocam a uma loja e estão preocupadas se o telefone tem o Android Oreo, o Android Pie ou o Andoid 10… e com razão, já que a diferença prática entre elas é muito pequena.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.