Android 10 é agora oficial: saiba o que chega de novo

Android 10 é agora oficial: saiba o que chega de novo

3 Setembro, 2019 0 Por Joel Pinto

Anteriormente conhecido como Android Q, a Google finalmente lançou a sua mais recente versão do sistema operativo móvel, o Android 10. Esta nova versão do sistema operativo, que agora foi lançada no canal estável, contém muitas inovações, que temos vindo a falar aqui no blog.

Obviamente, o Android 10, como sempre, alcançará os próprios dispositivos da Google, os Pixel, numa fase inicial, e a disponibilização para outros equipamentos, está dependente das próprias OEMs. Durante as próximas semanas é provavel que empresas como Nokia, Oneplus, Huawei e Samsung comecem a lançar as suas proprias versões baseadas neste novo Android 10.

O que temos de novidades no Android 10?

A Google em 2019, e para Android 10, coloca uma coisa em primeiro lugar: gestos, gestos, gestos. O objectivo é substituir o controlo dos botões por gestos a longo prazo - mas, por enquanto, eles ainda devem permanecer opcionais. A Google espera, no entanto, que no final todos os utilizadores se habituem aos gestos e tenham mais conforto com os mesmos.

No inicio, certamente muitos utilizadores terão problemas com os mesmos. Eu mesmo os tive, mas depois de me habituar, já não consigo usar os botões de navegação, e ter um telefone com a navegação por gestos, já é um requisito para mim.

Além dos gestos, um modo escuro em todo o sistema é um novo recurso importante do Android 10. Muitos fabricantes como a Xiaomi já criaram as suas próprias soluções, mas colidiam com as configurações de exibição de algumas aplicações. Acho que a solução da Google, associada directamente ao Android, será mais elegante a longo prazo. Infelizmente, ainda vai necessitar de activar manualmente o Modo Escuro separadamente em muitas aplicações.

OnePlus 7 Developer preview 5

Onde estamos nas aplicações: o modo de foco deve permitir que seleccione aplicações específicas que funcionam normalmente no modo de foco - todas as outras pode bloquear. Se estiver a trabalhar e quiser receber notificações da sua agenda, será desbloqueado, mas bloqueará mensagens do WhatsApp, Telegram, Facebook e Co.

As aplicações também devem ter apenas acesso temporário aos dados baseados em localização no Android 10, se desejar. O utilizador abre a aplicação, ele recebe no estado activo ao acesso aos dados. Se a fechar, ele não poderá aceder aos dados em segundo plano. Uma área separada também mostrará quais as aplicações e de que forma acedem os dados baseados em localização. Também deve receber lembretes quando uma aplicação em segundo plano ainda estiver a aceder à sua localização.

Também importante: a Google deseja distribuir actualizações de segurança mais rapidamente. Para isso, funciona no Android 10 com módulos diferentes, que podem ser actualizados individualmente - sem reinicializações. Basicamente, essas actualizações de segurança devem chegar ao seu dispositivo como actualizações de aplicações - discretas em segundo plano. Agora, o Smart Reply está integrado directamente via AI no dispositivo. Portanto, as aplicações de mensagens podem sugerir respostas e até prever as suas próximas acções: por exemplo, pode tocar directamente em um endereço enviado para ser enviado automaticamente para o Google Maps e a localização no mapa.

Existem muitos novos recursos para os utilizadores no Android 10 e é impossível falar sobre todos eles num so artigo. Conforme vamos tendo informações, vamos relatando. Fiquem atentos.

Ahh, como é normal, a versão estável do Android 10 já está disponível para os donos dos telefones Google Pixel. Como sempre, ele será distribuído de forma faseada, e vai chegar a todos os telefone nos próximos dias. No entanto, se não quiser esperar, pode descarregar a imagem de fábrica, aqui.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.