Criptografia de ponta a ponta chega às chamadas do Facebook Messenger

Criptografia de ponta a ponta chega às chamadas do Facebook Messenger

14 Agosto, 2021 Não Por Joel Pinto

O gigante das redes sociais anunciou a adição de criptografia de ponta a ponta para chamadas de áudio e de vídeo efectuadas no Facebook Messenger. A criptografia de ponta a ponta para chamadas significa que ninguém, nem mesmo o Facebook ou um hacker, será capaz de ouvir a chamada. Apenas as pessoas na conversa podem a ouvir. Muitas outras aplicações de mensagens já adoptaram esse sistema, incluindo WhatsApp, Signal, Zoom ou FaceTime / iMessage.

O Facebook diz que a criptografia de ponta a ponta “está a tornar-se o padrão da indústria”. A rede social aproveita para indicar que os seus utilizadores fizeram mais de 150 milhões de chamadas de vídeo por dia no Messenger no ano passado. É certo que os diferentes confinamentos têm levado os utilizadores a adaptar-se às novas realidades.

Além disso, o Facebook anuncia a implementação de novas configurações para mensagens efêmeras em chats criptografados. Se quiser que uma mensagem desapareça, tem mais opções para escolher quando ela expira, entre cinco segundos e 24 horas. As opções anteriores eram um minuto, 15 minutos, uma hora, quatro horas e 24 horas.
E novos recursos serão testados nas próximas semanas, já que alguns utilizadores terão acesso à criptografia de ponta a ponta para conversas em grupo (mensagens e chamadas) no Messenger. E também haverá configurações para evitar que esta, ou aquela pessoa, fale consigo.

Criptografia

Criptografia de ponta a ponta também a chegar ao Instagram

Finalmente, um teste no Instagram fornecerá criptografia de ponta a ponta para mensagens privadas. Isso estará disponível para utilizadores adultos em alguns países. Eles precisarão de activar uma opção, que ainda não estará disponível por padrão.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.