Criadores do Metro Exodus preocupados com a Xbox Series S

Criadores do Metro Exodus preocupados com a Xbox Series S

18 Fevereiro, 2021 0 Por Joel Pinto

A Xbox Series S foi uma lufada de ar fresco para milhões de utilizadores, já que é uma consola de nova geração e é mais barata que a a Series X. Ainda assim, ela conta com tempos de carregamento mais curtos do que qualquer consola da geração anterior. No entanto, ela também é a consola de nova geração mais fraca em termos de hardware, logo com desempenho muito inferior à sua irmã poderosa. É que a Xbox Series X conta com 16GB de RAM, enquanto a Series S conta apenas com 10. Alem disso, o seu GPU também é muito diferente, já que o da Xbox Series X conta com mais 32 unidades de computação, do que aquele que está presente na Series S.

Claro, as duas consolas não visam os mesmos objetivos, já que a Series S contenta-se com a resolução em 1080p, enquanto a X foi projetada para os jogos em 4K.

Agora, os programadores de jogos começam a "reclamar" da falta de potência da consola. E desta vez, quem dá voz a essa informação é Oleksandr Shyshkovtsov, CTO da 4A Games, o estúdio por trás do Metro Exodus, que não hesitou em revelar numa entrevista, que o desempenho inferior do GPU da Series S em breve vai-se tornar num problema no que toca a desenvolvimento de jogos.

"De momento, a memória RAM não é um problema para nós”, explica ele. "Mas o desempenho do GPU criará alguns desafios para os nossos próximos jogos." A preocupação viria em particular da própria natureza do Motor 4A, o motor usado pelo estúdio para desenvolver os seus jogos. “O nosso motor atual é projetado para grandes resoluções espaciais e temporais [4 K a 60fps, nota] . Ao diminuí-los, temos que realizar cálculos mais caros, o que reduz ainda mais o desempenho”.

Falta de potencia no GPU será um problema para a Xbox Series S

Oleksandr Shyshkovtsov afirma ter encontrado "um meio-termo" no momento, mas que "não está satisfeito" com o resultado. O port do Metro Exodus para a última geração da Xbox deve acontecer sem muitos problemas, mas quais serão as próximas parcelas da saga? Antes de seu lançamento, Phil Spencer afirmou que a Series S vai vender melhor do que a Série X. Se for esse o caso, a Microsoft pode ser forçada a encontrar uma solução que permita aos programadores lançar o jogo na consola.

FONTE