Covid-19: Dicas básicas de limpeza para evitar possíveis contágios através do smartphone

Covid-19: Dicas básicas de limpeza para evitar possíveis contágios através do smartphone

14 Março, 2020 0 Por Joel Pinto

A recente pandemia do Covid-19 está a fazer com que milhões de pessoas tenham de ficar casa, e por isso, certamente terão o seu smartphone bem perto de si. Ele será o responsável por termos acesso a muitas horas de entretenimento, e de informação, e garantidamente o usará mais do que é habitual. Portanto, é muito importante que mantenha certas directrizes extras de prevenção, e higiene, com o seu dispositivo.

O nosso smartphone é uma grande fonte de contágio de COVID-19

Os nossos telefones são uma ferramenta de uso diário que nos acompanha em todos os lugares e está em contacto directo com as mãos e o rosto, duas das principais rotas pelas quais o vírus COVID-19 é transmitido rapidamente. Nesse contexto, vamos aqui deixar alguns conselhos sobre simples directrizes que podem ajudar a parar a propagação do vírus:

  • Use fones de ouvido para fazer ou receber chamadas e gravar ou ouvir áudio do WhatsApp. Dessa forma, evitará que o telefone entre em contacto directo com o rosto e outras partes do corpo através das quais o vírus se espalha mais facilmente, como nariz, boca ou mãos.
  • Não partilhe o seu dispositivo com outros utilizadores. Se quiser revelar algum conteúdo que é interessante para si, é aconselhável encaminhá-lo electronicamente para que o terminal não precise de passar de uma mão para a outra.
  • Aposte em multiconferências organizadas a partir do próprio telefone ou através de plataformas como o WhatsApp ou o Skype quando precisar conversar com mais de duas pessoas.
  • Não se esqueça de desinfectar as mãos todas as vezes que deixar de usar o smartphone. O telefone está em constante contacto com superfícies que podem estar contaminadas. Portanto, é muito importante que, quando deixa de o usar, após uma ligação telefónica, envie uma mensagem ou qualquer outra acção, lave bem as mãos, evitando assim qualquer possibilidade de contágio.

Além disso, é importante ter em mente que o dispositivo móvel é uma ferramenta que repousa rotineiramente em diferentes superfícies expostas a micróbios e bactérias, e que passa pelas mãos de várias pessoas praticamente diariamente. Por esse motivo, também é recomendável seguir algumas dicas de higiene para o seu terminal.

  1. Verifique se o smartphone não está ligado a nenhuma rede, fonte de alimentação ou cabo e desligue-o para iniciar o processo de limpeza.
  2. Prepare uma mistura de água (50%) e álcool (50%) e coloque-a em um frasco de spray.
  3. Use um pano macio ou um lenço de algodão descartável para o humedecer levemente com a solução previamente preparada.
  4. Passe-o por toda a superfície do telefone. Tenha cuidado e não esfregue os logotipos ou as peças impressas com força.
  5. Com um segundo pano macio e descartável, se possível, e evitando toalhas ou outros materiais têxteis que possam gerar resíduos, seque cuidadosamente o dispositivo.

Agora você pode ligar o telefone novamente para verificar se tudo está em perfeitas condições. Lembre-se de repetir esta mesma operação pelo menos uma vez por dia.

Lembre-se, siga as instruções das entidades competentes. Mantenha-se em casa o máximo de tempo possível. Evitar as visitas a locais frequentados por diversas pessoas. Se cada um de nós fizer a sua parte, em breve voltaremos à nossa rotina diária sem haver danos de maior.

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos. Siga-nos também no Google Notícias, selecione-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.