Conheça tudo o que foi revelado há instantes sobre a Playtation 5

18 Março, 2020 0 Por Joel Pinto

A Sony realizou há instantes um evento em directo onde foram revelados alguns detalhes sobre a nova Playstation 5. As honras dessa apresentação estiveram a cargo de Mark Cerny, o arquitecto de sistemas da Sony.

 Todos os detalhes que foram revelados sobre a Playstation 5

Assim, agora sabemos que a PlayStation 5 será uma máquina poderosa, apesar de na teoria não ser tão poderosa como a Xbox Series X, mas temos mais alguns detalhes importantes. O núcleo do sistema será um CPU Octa-core Zen 2 que opera a 3.4GHz. Como a AMD recentemente deixou escapar, o GPU da Playstation 5 será construído usando a arquitectura RDNA 2 personalizada e contará com 36 unidades de computação que são executadas a 2,23GHz. No geral, a PS5 entregará 10,28 TFLOPs de gráficos, cerca de 20% a menos que a Xbox Series X, que conta com 12 TFLOPs. Outros recursos importantes incluem 16GB de RAM GDDR6, largura de banda de memória de 448 GB/s, e um SSD personalizado de 825GB.

A velocidade do clock da PS5 pode parecer um pouco alta, mas isso acontece porque o GPU terá um GPU de frequência variável, que mudará a velocidade do clock dependendo da solicitação dos jogos, e da temperatura da consola. Portanto, o GPU nem sempre estará a operar a 2,33 GHz, mas Cerny afirma que a GPU fique a maior parte do tempo no impulso máximo, ou próximo dele.

PlayStation 5 Pro apresentação detalhes

Em relação ao SSD, ele será 100x mais rápido que o HDD da PS4, e chegará com uma velocidade de transferência de 5,5 GB/s, e isso permite que a consola utilize menos a memoria RAM.

Outro grande foco da apresentação de Cerny foi a compatibilidade com versões anteriores, que será suportada nativamente sem a necessidade de software de emulação. Nem todos os jogos serão suportados inicialmente, pois os desenvolvedores precisam de garantir especificamente que os mesmo funcionam com o novo GPU, mas a maioria dos “top 100” dos jogos do PS4 será jogável no lançamento.

Esperava um pouco mais desta Playstation 5, e para si, é surpreendente ou nem por isso?

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.