Compra da iRobot pela Amazon em risco de cair

Compra da iRobot pela Amazon em risco de cair

20 Janeiro, 2024 0 Por Joel Pinto

É um caso que continua sem solução de momento: a aquisição anunciada pela Amazon durante o verão de 2022 por 1,7 biliões de dólares da empresa iRobot, especialista em robôs aspiradores, está a lutar para se concretizar.

A gigante do comércio eletrónico está particularmente interessada na plataforma de software, iRobot OS, que controla os aspiradores e outros dispositivos da empresa e que pode ser encontrado numa série de produtos domésticos oferecidos ou em desenvolvimento (como robôs complementares) na Amazon.

Desde o início, o regulador antitrust europeu levantou preocupações sobre o risco de abuso de posição dominante que esta aliança poderia implicar, para além das prometidas sinergias e capacidade de desenvolvimento.

A União Europeia lançou, portanto, uma investigação prolongada sobre esta aquisição. Se os primeiros retornos pareciam sugerir um resultado favorável, o Wall Street Journal é agora muito mais reservado ao afirmar que uma reunião final entre os representantes europeus e os da Amazon provavelmente levou à decisão de bloquear a aquisição.

Obviamente, as soluções propostas não superaram o medo de ver a Amazon esmagar a concorrência nos robôs aspiradores e liderar uma ofensiva que colocaria em destaque os seus produtos de automação residencial na sua plataforma de e-commerce, esmagando o mercado, assim como a gigante fez para outros setores.

[quads id=RndAds]

iRobot entra de imediato em colapso no mercado de ações

Se ninguém ainda comentou a informação do jornal económico, os investidores ficaram assustados, fazendo com que o preço das ações da iRobot caísse 30% poucas horas após a publicação do artigo.

A Comissão Europeia divulgará oficialmente as conclusões da sua investigação no próximo dia 14 de fevereiro, mas a aprovação da transação já não parece relevante, com a Amazon a não desejar fazer mais concessões ou integrar soluções adicionais para obter luz verde regulatória.

Se isto se confirmar, seria um duro golpe para a iRobot, presa entre uma concorrência acirrada e sem acesso aos recursos de um grande grupo internacional.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.