Como prolongar a vida útil da bateria da Nintendo Switch

Como prolongar a vida útil da bateria da Nintendo Switch

2 Março, 2020 0 Por Joel Pinto

Se tudo correr conforme planeado, a Nintendo Switch será suportada durante muitos anos, com lançamentos de jogos, e acessórios, para oferecer novas experiências a longo prazo. A Big N planeou uma vida útil mais longa para a sua consola híbrida, se comparado com as consolas das gerações anteriores. Mas para aproveitar até o fim da sua vida útil, ainda será necessário que o hardware aguente durante esse tempo. E aqui estou a pensar em particular na sua bateria de íons de lítio, que muitas vezes é o ponto mais fraco da durabilidade dos dispositivos electrónicos, e na Nintendo Switch não será diferente. É por isso que deixo aqui alguns conselhos de como cuidar da bateria da sua Switch, e assim tentar maximizar a sua vida útil.

Como cuidar da bateria da Nintendo Switch

Tal como nos carros, ou em outros dispositivos, a bateria da Nintendo Switch deve ser usada, e recarregada, regularmente para evitar a sua descarga. Mesmo que compre uma Playstation 5, ou uma Xbox Series X, quando elas chegarem ao mercado, mesmo que coloque a sua Switch no armário, será necessário retirá-la de lá frequentemente para a ligar, e recarregá-la.

“Certifique-se de carregar os dispositivos com uma bateria pelo menos uma vez a cada seis meses. Se a bateria não for usada durante um longo período de tempo, pode ser impossível recarregá-la” explica a Nintendo.

Um conselho que se aplica à Switch, e a todos os outros dispositivos alimentados por bateria. Isso também se aplica ao seu smartphone antigo que guardou apenas por precaução e que pode não estar operacional quando finalmente chegar a hora de o usar.

Modo de suspensão

A Nintendo Switch possui um modo de suspensão personalizável. Isso permite, entre outras coisas, activar automaticamente a espera na consola após um período predefinido de inactividade. Pode escolher entre 1, 3, 5, 10 ou 30 minutos no modo portátil e no modo de mesa e entre 1, 2, 3, 6, 10 ou 30 minutos. Ao fazer isso, o seu dispositivo não liga para velocidade máxima quando o utilizador não o está a usar. E após alguns anos de uso, a diferença no estado da bateria vai ser garantidamente sentida.

Atenção ao calor

Não é segredo para ninguém, que o calor é um dos maiores inimigos das baterias, por isso evite superaquecer o sua consola se quiser economizar a bateria. Por exemplo, não é recomendável reproduzir um jogo com muitos recursos na consola enquanto estiver a ser recarregada. Como qualquer dispositivo electrónico.

Muito importante, nunca a deixe exposta ao sol, nem perto de uma fonte de calor, como uma lareira, um fogão, ou até mesmo um radiador. Ahh a Humidade também não é um grande amigo das baterias, e deve ser evitada.

Não se esqueça de limpar o pá que se acumula nas grelhas de ventilação para que não entre nas entranhas do dispositivo. O pó não danifica directamente a bateria, mas pode danificar outros componentes. E se isso não funcionar correctamente, pode causar superaquecimento da consola.

Utilização de Power Bank

O problema das baterias externas é que ela adiciona peso à consola, o que pode ser menos agradável de usar no modo portátil. Mas existem modelos high-end que conseguem combinar alta capacidade, design compacto e leveza relativa.

No seu site oficial, a Nintendo anuncia que “à medida que o ciclo de carregamento avança, a vida da bateria diminui gradualmente”. É o caso de todas as baterias de íons de lítio. Se utilizar uma bateria externa, aumenta a autonomia da consola, mas também a vida útil da bateria, uma vez que é menos usada e, portanto, requer menos ciclos de recarga.

Como optimizar o uso da bateria da Switch?

Tal como já revelei acima, a principal causa da deterioração da saúde da bateria é simplesmente a recarga. E, para evitar recarregar o Switch com muita frequência, é possível optimizar algumas configurações para regular o seu consumo energético.

Como nos smartphones e laptops, geralmente o ecrã é o grande responsável pelo maior consumo de energia. Quando possível, sugerimos que diminua o brilho, por exemplo, quando está num ambiente escuro, o que requer apenas um pouco de luz de fundo do painel LCD da consola.

Bateria Nintendo Switch

Se não precisar de ligação à Internet, active o modo avião. Isso porque a constante pesquisa de redes Wifi também é um recurso que consome alguma energia. As vibrações do Joy-Con podem ajudar a fortalecer a imersão no jogo, mas os motores que permitem isso também consomem alguma energia. Por isso, se acha que isso não é assim tão essencial, basta desactivá-los.

Substituição da bateria

Se conseguir seguir tudo o que dissemos acima, certamente terá uma vida útil da sua bateria, um pouco mais longa. Mas em algum momento, será inevitável que tenha de substituir a bateria da sua consola, já que será quase impossível durar para sempre, e para quem comprou a consola em 2017, esses sinais já deverão ter começado a aparecer.

Bateria Nintendo Switch

Nesse caso, a minha sugestão é contacte a Nintento. Para quem não sabe, a Nintendo aplica uma política bastante próxima à da Apple a esse respeito, recomenda enfaticamente que não troque a bateria, ou que peça a uma empresa de terceiros, para o fazer. Obviamente, alguns de vós terão a capacidade de substituir a bateria em casa, mas e minha sugestão vai mesmo para que contacte o serviço de Atendimento ao Cliente da Nintendo para fazer a sua substituição. Obviamente que será necessário enviar a consola para a fabricante, como se de uma reparação se trata-se, mas garantidamente vem com uma bateria adequada e com um serviço com garantia.

Para pagar menos, também pode ignorar as recomendações da Nintendo e comprar uma bateria para a substituir, já que o Youtube está carregado de tutoriais que ajudam a fazê-lo… Mas mais uma vez, não o recomendo, até porque a diferença de preço muitas vezes nem justifica.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.