Como escolher uma cadeira gamer | Guia de compra
19 Março, 2022Desde a chegada da pandemia em torno do Covid-19, o mundo dos videojogos cresceu muito significativamente. Os sucessivos confinamentos obrigaram as pessoas a manterem-se mais tempo em casa, e como tal, tiveram de encontrar novas formas de passar o tempo. Por esse motivo, as plataformas de streaming tiveram um grande crescimento, mas foi nos mundo dos videojogos onde o crescimento foi mais acentuado.
No entanto, o mundo dos videojogos é muito exigente, pois requer hardware adequado para que a experiência seja realmente a melhor. Desde ratos, teclados, monitores e até cadeiras, o mercado tem para oferecer uma grande quantidade de produtos para melhorar essa experiência. No entanto, um dos pontos mais importantes é muitas vezes deixado para segundo plano, que é local onde nos sentamos. É por esse motivo que no mercado existem Cadeiras de jogo ergonomicas que nos vai permitir ter um local confortável para o jogo, e ajudar na nossa saúde.
Mas como escolher a melhor cadeira gamer?
Antes de comprar a sua cadeira gamer é importante estabelecer um valor que esteja disposto a pagar por ela. Geralmente, as cadeiras que contam com diferentes formas de ajustes para braços, costas, etc, tendem a ser mais caras. A estrutura interna dos equipamentos também tem uma grande influência. Por exemplo: cadeiras com interior em metal tendem a ser mais duradouras em relação a produtos com madeira por dentro, mas também são mais caras.
Caso esteja a pensar em economizar, uma dica importante é optar por modelos que utilizam plástico em determinadas partes da cadeira, como na base do assento, no pistão e nas rodas. Portanto, preço alto não é necessariamente sinonimo de qualidade. Verifique as características do produto e escolha a que melhor se encaixa nas suas condições e necessidades.
No entanto, não se esqueça que o conforto deve ser priorizado. Procure modelos com diferentes opções de regulagem, indo desde o encosto até os pés, se possível. A maioria das cadeira gamer possui ainda um design ergonómico e conta com braços ajustáveis.
Também é importante verificar se a cadeira gamer possui almofadas para o pescoço e para a zona lombar, já que essas almofadas aliviam a tensão durante o jogo ou o trabalho. Além disso, algumas marcas oferecem produtos com regulagem para reclinar até 180º, sendo interessante para quem quer relaxar e jogar ou assistir a filmes, e séries, deitado.
Outro ponto onde deve prestar atenção quando compra uma cadeira gamer, é no material utilizado na confecção da cadeira, isso é muito importante já que são um indicativo da sua durabilidade. Os produtos com estrutura interior em metal tendem a ter uma resistência maior, enquanto o revestimento externo pode vir em materiais que simulam o couro ou até mesmo em couro genuíno. Cadeiras desse tipo prometem maior durabilidade, já que devem resistir bem a derramamentos de líquido, e outros acidentes. No entanto, por serem menos “respiráveis”, podem reter o suor do utilizador com mais facilidade. As marcas utilizam diferentes espumas nos seus assentos, o que também influencia directamente no conforto, e na qualidade do produto. Portanto, vale a pena procurar saber mais sobre a densidade do produto antes de finalizar a compra.
E atenção: Nas Cadeira Gamer o tamanho importa. Apesar de muitas cadeiras seguirem um padrão de altura e peso, existem variações entre os modelos que podem fazer a diferença. Existem cadeiras mais adequadas para jovens, e outros mais para adultos, para pessoas mais baixas, para mais altas, e até para os mais gordinhos. Não descure essa situação, porque por muito boa que a cadeira seja, se ela não se adequar à sua estrutura física, ela nunca será 100% confortável. Por esse motivo, o ideal é testar o produto antes de o comprar, para saber se está de acordo com o seu peso e altura. Se for comprar online, verifique sempre se a loja permite que se faça trocas, ou aceite devoluções, em caso de ela não se ajustar a si.
De resto é tudo uma questão de gosto pessoal, como as cores, o design, etc. No entanto, não podia acabar este artigo sem deixar um especial reparo para uma das características que podem fazer a diferença em relação a modelos comuns voltados para escritório, que são os recursos extras. A cadeira gamer habitualmente é projectada ergonomicamente, e têm como foco os utilizadores que vão passar horas sentados, quer seja a jogar ou a trabalhar. Os produtos costumam trazer almofadas grossas para a cabeça e lombar, além de apoio para os pés e braços, que habitualmente até são reguláveis. Em caso de duvida opte por aquelas que contem com esta característica, já que isso permite regular a cadeira para o nosso corpo, e isso é meio caminha andado para que ela seja confortável.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.