Rússia prepara bloqueio ao Google e Youtube acusando-os de terrorismo

Rússia prepara bloqueio ao Google e Youtube acusando-os de terrorismo

19 Março, 2022 0 Por Joel Pinto

Google e Youtube deverão ser banidos em breve da Rússia

Roskomnadzor, o regulador russo, está a acusar a Google, e o seu serviço de vídeo YouTube, de actividades “terroristas”. Este é um primeiro passo para um possível bloqueio de sites, tal como foi o Facebook, o Instagram e vários sites, nas últimas semanas.

Segundo o Roskomnadzor, os utilizadores do YouTube “estão a transmitir anúncios com pedidos para encerrar as comunicações ferroviárias na Rússia e na Bielorrússia”, o país aliado de Moscovo de onde está a ser realizada a ofensiva no norte da Ucrânia. “As actividades da administração do YouTube são de natureza terrorista e ameaçam a vida e a saúde dos cidadãos russos”, disse a autoridade da Rússia das telecomunicações, citado pela agência de notícias Interfax.

Denunciando a “posição claramente anti-russa” da Google, Roskomnadzor disse que exigiu que a empresa americana “pare de transmitir vídeos anti-russos o mais rápido possível”.

Rússia

A Rússia já bloqueou o acesso às redes sociais populares como o Instagram, o Facebook, restringiu o acesso ao Twitter e processou a Meta (empresa controladora do Facebook, Instagram e WhatsApp) acusando-a de espalhar chamadas de assassinato contra os russos. Tudo isso segue a guerra na Ucrânia após a invasão russa. As posições de várias empresas de tecnologia perturbam as autoridades Russas.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.