Clipchamp em breve chegará integrado no Windows 11

Clipchamp em breve chegará integrado no Windows 11

10 Março, 2022 0 Por Joel Pinto

Clipchamp será o editor de vídeo do Windows 11

Se aguardava com expectativa que a Microsoft anunciasse o retorno do nosso bem conhecido Windows Movie Maker, então vai ficar desanimado em saber que a empresa adoptou uma nova aplicação. Essa nova aplicação, chegará de facto, pré-instalada no Windows 11, e estamos a falar do Clipchamp.

Essa integração segue a aquisição pela Microsoft, no ano passado, da start-up australiana especializada em edição de vídeo online. Na ocasião, a Microsoft anunciou a integração da tecnologia da Clipchamp no Microsoft 365 (antigo Office 365) para indivíduos e empresas, e que eventualmente, também haveria integração no Windows 11.

“A abordagem técnica da Clipchamp é combinar a simplicidade de uma aplicação da web com a capacidade de processar vídeo usando todo o poder de computação de um PC com aceleração de GPU, que antes era limitada a aplicações de vídeo tradicionais”, disse a Microsoft.

Para o Windows 11, o grupo de Redmond aponta a uma aplicação Clipchamp com todas as ferramentas básicas para edição de vídeo, além de transições e texto animado. Para captura em tempo real, estão disponíveis gravadores de ecrã e webcam. Mas o elemento-chave apresentado é o cronograma na forma de aplicações profissionais.

Clipchamp

A Microsoft também implementou um gerador de conversão de texto em fala baseado no Azure e com suporte a mais de 70 idiomas. Para armazenamento de ficheiros em nuvem, o OneDrive obviamente está no jogo. Observe, no entanto, que algumas possibilidades continuarão a ser cobradas, além do acesso a uma biblioteca de conteúdo (vídeos, áudio, imagens) para adicionar aos clipes.

Para terminar, o Clipchamp não será a única nova aplicação a chegar ao Windows 11, já que também a pré-instalação da aplicação Microsoft Family Safety (controlo parental) está em vias de chegar, mas apenas para a edição Home do Windows 11.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.