CEO da Google brinca com o seu concorrente do ChatGPT

CEO da Google brinca com o seu concorrente do ChatGPT

4 Fevereiro, 2023 0 Por Joel Pinto

Durante a tradicional teleconferência “pós publicação de resultados financeiros”, o CEO da Google, Sundar Pichai, levantou dúvidas sobre a IA conversacional que a empresa que gere pretende integrar no seu motor de pesquisa.

Esse futuro concorrente do popular ChatGPT será “o novo e mais poderoso modelo de linguagem como companheiro de busca”, disse Pichai a investidores e analistas.

“A tecnologia atingiu um ponto de inflexão”, continuou o CEO, e para a Google, agora é uma questão de “desbloquear as incríveis oportunidades possibilitadas pela IA”. No meio de uma campanha provocativa, Pichai anuncia que veremos muito mais nos próximos meses, e que tudo o que será exibido está a ser preparado há muitos meses.

Mas não devemos ter muita pressa: Sundar Pichai já está a avisar que a Google está a desenvolver uma IA (baseada no agente conversacional LaMDA) com "um profundo senso de responsabilidade", o que parece indicar que a empresa quer limitar um pouco melhor os abusos e erros cometidos pelo ChatGPT (principalmente o risco de produzir informações falsas).

Google fala no seu concorrente do ChatGPT

A IA da Google será, portanto, lançada "mais como recursos de laboratório em alguns casos, recursos beta em alguns casos e um lançamento lento a partir daí". A empresa vai demorar, mas pode não ser necessário ficar muito tempo: o ChatGPT ultrapassou os 100 milhões de utilizadores em pouco mais de um mês, utilizadores que muitas vezes já preferem questionar a IA ao invés de passar pelo moto de pesquisa tradicional.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.